sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

OGOLO.PT NASCE A 1 DE JANEIRO




O ÚLTIMO DIA DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIBERJORNALISMO ACOLHEU A APRESENTAÇÃO DO MAIS RECENTE PROJECTO DE JORNALISMO DESPORTIVO EM PORTUGAL, O ogolo.pt.




ADRIANO CERQUEIRA




A ideia partiu de David Fernandes, Duarte Monteiro e Filipe Dinis, recém licenciados em Ciências da Comunicação, que decidiram apostar numa nova plataforma de jornalismo desportivo online, com a intenção de melhorar a cobertura desportiva, através do aproveitamento das potencialidades da web. Ogolo.pt é um projecto de “multijornalismo” que aposta em conteúdos multimédia, complementando os conteúdos com áudio, vídeo, fotos e infografias, sem esquecer a importância do texto.

Este novo sítio web vai apostar na cobertura aprofundada das diversas modalidades, não se centrando apenas no futebol. Duarte Monteiro assume “a multimedialidade como imagem de marca”. “Vamos apostar em reportagens vídeo semanais e usar o áudio não só como complemento do texto, mas também vamos dar destaque às frases fortes do dia”, revela. Para o recém licenciado, este jornal online procura “equilibrar a balança entre todos os diferentes suportes que existem”. “Há 4 jornais online, os 3 tradicionais (A Bola, Record e O Jogo) e o Maisfutebol, o áudio quase não existe, e mesmo o vídeo, são vídeos soltos”, confessa. Ogolo.pt irá contar com uma secção dedicada a blogs associados, aberta a qualquer utilizador interessado em participar. Também será dada importância à interactividade com os leitores, disponibilizando o contacto com os jornalistas da redacção por e-mail e através de um fórum de discussão.

Quanto à escolha do nome, Filipe Dinis conta que “vemos o golo como um objectivo a alcançar, o golo é sempre aquilo que tu persegues, aquilo que queres alcançar”.

Este projecto é, para os criadores, o “perseguir de um sonho”. Duarte Monteiro afirma que “a grande dificuldade de entrarmos no mercado de trabalho é que levou a criar este projecto, pois se há altura para arriscarmos sem grande medo de falhar é agora”.

Por enquanto o “plantel” d’ogolo.pt é apenas composto pelos três fundadores, contando, numa fase inicial, com a boa-vontade de colaboradores dispostos a trabalhar sem vencimento. Contudo, o plano de futuro passa pela afirmação do site no panorama noticioso português e a criação de emprego quer para eles, quer para os colaboradores. É prevista a colaboração com dois programas de rádio, um dedicado ao futebol e outro às modalidades, processo ainda em “fase de negociações”.

Apesar do site ainda se encontrar em construção, “a bola já começa a entrar” a partir de 1 de Janeiro de 2009.