sábado, 3 de janeiro de 2009

LIGA SAGRES: SPORTING BATE O PÉ A ENGUIÇO E A UM VITÓRIA FRÁGIL



VITÓRIA FÁCIL NO BONFIM PERMITE AO «LEÃO» ATINGIR O LÍDER, O S.L. BENFICA, EMBORA QUE À CONDIÇÃO. A MALAPATA DE PAULO BENTO FOI QUEBRADA COM GOLOS DE LIEDSON E MOUTINHO.



JOSÉ PEDRO PINTO




O Sporting venceu o Vit. Setúbal, esta noite, no Bonfim, por 2-0. O enguiço de Paulo Bento com o primeiro jogo de cada ano foi quebrado com golos de Liedson e João Moutinho, contra uma equipa sadina que mostrou debilidades gritantes. Com esta vitória, os «leões» colam-se à liderança da Liga Sagres, com os mesmos pontos que o rival S.L. Benfica, embora que à condição.

Os primeiros 15 minutos de jogo pertenceram, quase em exclusivo, a um Vitória com o domínio do jogo, onde conseguia gerir bem a posse de bola e onde atacava bem mais do que um Sporting que teimava em não articular dois passes seguidos. Contudo, na primeira incursão à área de Bruno Vale, o «leão» marcou: Liedson, depois de jogada iniciada por Abel, a aproveitar a passividade da defesa sadina para fazer o 0-1, aos 16’. A partir do tento inaugural, o controlo do jogo trespassou para o lado da equipa de Paulo Bento, com o Setúbal a justificar o porquê de andar pelos últimos lugares da Liga Sagres. A formação de Faquirá claudicava sempre que o Sporting carregava no acelerador e se aproximava da grande-área sadina, permitindo espaços aos mais influentes do ataque leonino. Tanto que Moutinho haveria de ampliar a vantagem «verde-e-branca», aos 31’, a passe de Liedson e depois de nova falha colectiva da defesa contrária.

Para a 2ª Parte, Daúto Faquirá apostou em Leandro Carrijo para a frente de ataque do Vitória e o que é certo é que foram os do Bonfim a entrar melhor, de novo, na partida, com mais oportunidades e mais garra. O estado de graça durou pouco e o Sporting assentou a estratégia que trazia para os últimos 45’: gerir a vantagem. Com jogadas rápidas e aproveitando as consecutivas falhas de marcação e desentendimentos no último terço sadino, a equipa leonina conseguiu, com maior ou menor dificuldade, suster um Vit. Setúbal que nunca conseguiu criar grandes chances de golo. Nem mesmo depois da expulsão de Carriço, aos 80’, a turma de Faquirá conseguiu retomar o controlo do jogo, embora tenha tido uma boa oportunidade já perto do minuto 90’.

Depois da vitória desta noite, o Sporting atinge a liderança da Liga Sagres, em igualdade pontual com o S.L. Benfica, mas com mais um jogo do que os «encarnados». Quanto ao Vit. Setúbal, pode ainda esta jornada cair para lugares de despromoção, caso Belenenses e Trofense vençam os seus respectivos jogos.



FICHA DE JOGO

Liga Sagres, 13.ª Jornada
Estádio do Bonfim, em Setúbal
Hora: 20.45
Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)

V. SETÚBAL: Bruno Vale; Janício, Robson, Anderson e Cissokho; Sandro, Ricardo Chaves, Elias e Mateus; Bruno Gama e Laionel.
Suplentes: Pedro Alves, Bruno Ribeiro, Auri, Leandro Branco, Leandro Lima, André Marques e Carrijo.
Treinador: Daúto Faquirá.

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Anderson Polga e Marco Caneira; Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic e Izmailov; Hélder Postiga e Liedson.
Suplentes: Tiago, Pedro Silva, Adrien, Pereirinha, Romagnoli, Derlei e Rodrigo Tiuí.
Treinador: Paulo Bento.


Sem comentários: