segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O FUTEBOL LÁ FORA





GUILHERME BRAZ




E eis que chega a última edição do "Futebol Lá Fora". Neste apontamento especial analisamos não só a jornada em questão, como também traçamos o panorama actual dos campeonatos. Quem ganharia o campeonato se a liga acabasse hoje? Quem desceria? Quem seria o melhor marcador? Nada escapa nesta análise europeia.


Liga Inglesa:

Não houve Premiership esta semana, numa altura em que se jogam os quartos-de-final da FA Cup. Os red-devils, com Ronaldo no onze e Nani no banco recebeu um Tottenham com muitas surpresas no onze. Redknapp já disse que a prioridade é o campeonato mas ainda assim, à passagem do minuto 5', Pavlyuchenko gelou as bancadas de Old Trafford numa excelente antecipação de cabeça. A reacção dos actuais campeões europeus viria ainda na primeira parte, com quinze minutos verdadeiramente demolidores. Scholes, e depois o ex-spur Berbatov deram a volta ao texto e colocam os comandados de Ferguson bem próximos das meias-finais. O Arsenal visitou o modesto Cardiff e saiu de Gales com a eliminatória por decidir. 0-0 foi o resultado de um jogo bem disputado. A eliminatória decide-se agora no "Emirates", altura em que os "gunners" recebem a grande surpresa da FA Cup. A FA Cup proporcionou mais um "derby" de Liverpool. Em pleno Merseyside Red, o Everton esteve a ganhar ao Liverpool, mas os "reds" ainda reduziram para empate e agora a eliminatória vai mesmo decidir-se no reduto do Everton. No parente pobre dos quartos-de-final, o modesto Doncaster segurou-se bem e garantiu um empate caseiro ante o Villa. O Aston Villa terá agora que ganhar em casa, ou esperar pelos penaltis, para seguir em frente na competição.

Panorama actual da Premiership:

Se a Premiership acabasse hoje o campeão era... o Manchester United. E com menos um jogo! A verdade é que apesar do oscilante começo, Cristiano Ronaldo e companhia têm vindo a denotar uma frieza fantástica nas competições internas e ultrapassou o Liverpool de Benitez e o Chelsea de Scolari, que chegaram a parecer impossíveis de alcançar. A regularidade dos "red devils" e os pontos perdidos por "reds" e "blues" ditaram a cambalhota na Premier League. O Aston Villa segura com "unhas e dentes" o quarto posto e, se hoje fosse o fim da liga, poderíamos ver os "villagees" na Champions pela primeira vez na história. O surpreendente Hull segurar-se-ia na liga e nem os imensos milhões do City serviam para garantir um lugar nas competições europeias para a equipa de Manchester. Os tristes contemplados com a descida, se não houvesse mais liga, seriam o WBA, o Stoke e o Middlesborough.

Melhores Marcadores:

Anelka (Chelsea) - 14 golos
Robinho (Man. City) - 11 golos
Zaki (Wigan) - 10 golos


Liga Italiana:

Na ronda do "calcio", os líderes viram-se aflitos para vencer. A Juventus precisou do jovem defesa Marchisio para desbloquear o 0-0 ante a Fiorentina no Delle Alppi. Igual resultado logrou "Il speciale". Mourinho e os seus comandados sofreram para levar de vencida a equipa da Sampdoria. Adriano, nos últimos instantes da primeira parte, fez aquele que seria o único tento da partida. Vitória mais folgada teve o AC Milan. De visita a Bolonha, os "rossoneros" cilindraram a equipa de Mihajlovic por claros 1-4. Di Vaio até deu vantagem aos locais à passagem do minuto nove, mas depois só deu Milão. Seedorf restabeleceu o empate aos 13' e, quatro minutos volvidos, Kaká dava a volta ao resultado. O astro brasileiro bisou, mas o destaque vai mesmo para David Beckham. O ídolo inglês estreou-se a marcar em terras transalipinas e fixou o resultado em 1-4, à passagem do minuto 60'. Destaque ainda para as sortes diferentes entre romanos. A AS Roma despachou o surpreendente Nápoles em terras locais por claros 0-3 e a Lazio foi humilhada, no Olimpico, por 1-4 ante o Cagliari.

Panorama Actual:

Se a Serie A acabasse hoje tínhamos mais um título para José Mourinho. A concorrência da Juventus é muito forte, mas a verdade é que o Inter mantém-se firme no primeiro lugar, com mais três pontos que a "vecchia signora". A grande surpresa seria o Génova que, caso a liga cessasse hoje, estaria nas pré-eliminatórias com hipótese de jogar a "Champions". O Nápoles teria nova oportunidade para jogar a UEFA, desta feita como cabeça-de-série. Quem descia caso hoje fosse o fim da Serie A seriam, sem grandes surpresas, a Reggina, o Chievo e o Torino. Atenção à Fiorentina que, após ter estado na presente edição da Champions, poderia não ir a qualquer competição da UEFA.

Melhores Marcadores:

Marco Di Vaio (Bolonha) - 15 golos
Diego Milito (Génova) - 13 golos
Zlatan Ibrahimovic (Inter) / Gillardino (Fiorentina) - 12 golos


Liga Espanhola:

Em "La liga", ninguém parece parar o Barcelona. Os "blaugrana" despacharam o Numancia por expressivos 4-1. O "trio terrível" voltou a fazer das suas. Messi (2), Eto'o e Henry marcaram os golos dos catalães, ao passo que Barkero asssinou o único tento do Numancia. O Real Madrid vai sofrendo, mas vai ganhando. Desta feita foi o Corunha que cedeu, no Barnabéu, pela margem mínima. Raul foi o autor do golo "blanco" e, com o tento, tornou-se o jogador com mais golos em Espanha no activo. O Sevilha deixou escapar o Real Madrid na posição de vice-líder após perder ante o surpreendente Santander, com dois golos sem resposta. O Valencia foi a Palma de Mallorca perder ante a equipa de Nunes, por 3-1. A goleada da jornada coube ao Getafe, que cilindrou o Sporting Gijón por contundentes 5-1. Cada vez mais o emblema de Gijón se conota como a pior defesa da liga Espanhola.

Panorama Actual:

Se a liga acabasse hoje não havia margem para dúvida: o Barcelona era campeão. E bem campeão, já que seria de doze o diferencial para o 2º lugar, ocupado pelo Real Madrid. Também de Barcelona vem a grande desilusão. O Espanhol, se "La liga" acabasse hoje, descia da divisão. Juntamente com o emblema da catalunha, desciam Osasuna e Mallorca. O Villarreal, após várias jornadas na vice-liderança e até na liderança conjunta com o Valencia, já não iria à Champions. Clara perda de forma do "submarino amarelo". Num campeonato sem espaço para grandes surpresas, só existem mesmo das más. O Atlético de Madrid, repleto de milhões, está no 7º posto pelo que, se a liga acabasse hoje, não iria sequer às competições europeias.

Melhores Marcadores:

Eto'o (Barcelona) - 19 golos
David Villa (Valência) - 15 golos
Messi (Barcelona) - 14 golos

Liga Alemã:

Não temos análise da jornada para fazer, já que o campeonato se encontra em longa pausa para o Inverno. Passemos, desde já, para o panorama actual da Bundesliga.

Panorama Actual:

E o campeão de Inverno é o... Hoffenheim. Fantástica primeira volta do clube recém-promovido que não está com meias medidas e, claramente, a manutenção já não chega. Mesmo à perna está o Bayern Munique. Depois de um início miserável, o clube da Baviera está a recuperar pontos e já está em igualdade pontual com o Hoffenheim. A segunda volta promete ser bem quente, já que o Hertha, o Hamburgo e o Leverkusen distam em apenas 3 pontos da liderança. Depois de anos muito pouco conseguidos, o Dortmund parece apostado em trazer a glória de volta ao Westfallen. A equipa alemã está actualmente no sexto lugar e bem perto da Taça UEFA. Se a Bundesliga acabasse hoje os despromovidos seriam o Bochum, o Monchengaldbach e o Energie Cottbus.

Melhores Marcadores:

Ibisevic (Hoffenheim) - 18 golos
Helmes (Leverkusen) - 12 golos
Grafite (Wolfsburgo) - 11 golos


Liga Francesa

Continua a decorrer a Coupe de France, com a Ligue 1 em pausa. Sem surpresas, os grandes despacharam os respectivos adversários. Lyon e Toulouse forama s grandes forças dominantes ao cilindrarem os seus adversários por 0-6 e 0-8, respectivamente. No jogo grande da ronda da Taça, o Monaco sofreu para vencer o Nice, pela margem mínima. O PSG mostra estar a retomar a sua boa forma, ao vencer o Ajaccio por 0-3.

Panorama Actual:

Se o campeonato acabasse hoje o Lyon era campeão... outra vez. E já lá iriam 8 títulos seguidos. Mas não seria fácil a vitória no "Championnat", já que o Bordéus dista em apenas um ponto dos heptacampeões. Marselha, se a "ligue 1" cessasse estaria na pré-eliminatória da Champions e o Rennes completaria o rol de clubes nas competições europeias. Le Havre, Vallenciennes e Sochaux teriam carimbo de volta para a 2ª divisão.

Melhores Marcadores:

Gignac (Toulouse) - 13 golos
Hoarau (PSG) - 12 golos
Cavenaghi (Bordeaux) - 12 golos



O FUTEBOL LÁ FORA DECIDE:


GRANDE SURPRESA: HOFFENHEIM - O clube alemão lidera a Bundesliga finda que está a primeira volta da Bundesliga, um feito fantástico para quem acabou de subir de divisão. Fala-se muito em ser uma equipa de milhões, mas não é bem assim. O plantel é modesto e, se ganham bem, não será uma situação muito diferente da do Trofense. E o lugar, esse, é bem diferente.

GRANDE DESILUSÃO: AC MILAN - Uma equipa que consegue incluir, no mesmo plantel, astros como Ronaldinho, Pato, Kaká, Shevchenko e Beckham (fique a ressalva: entre muitos outros) nunca pode pensar em quedar-se pelo 4º lugar da Serie A. Para um clube que nem tem que pensar na Champions, esta posição sabe a pouco. Muito Pouco.


E finda assim a última edição do "Futebol Lá Fora". Durante semanas, fomos fazendo o rescaldo das principais ligas europeias e assistindo ao "rise and fall" de muitos emblemas e fomo-nos certificando de muitos dos valores dos campeonatos por essa europa fora. Esperemos para ver como terminam a Premier League, La Liga, Serie A, Bundesliga e Ligue 1. Uma coisa é certa: ainda há muitos golos e espectáculos por avaliar.



1 comentário:

Tommy_Gun disse...

Pode-se dizer que o único campeonato que estará "praticamente decidido" (e isto entre aspas porque sabe-se lá o que poderá acontecer daqui para a frente) é mesmo o espanhol. O Barcelona voltou a activar o seu carrocel mágico, feito de uma circulação de bola rapidíssima e incisiva, assente na arte dos seus excelentes executantes Messi, Henry, Etoo, Xavi e Iniesta, sobrando o jovem Sergio Busquets como elemento que fornece o equilíbrio necessário para uma táctica como esta. Não sendo o melhor sector, a sua defesa vai dando para o gasto. Também, quando se tem Puyol...

Todos os outros campeonatos ainda têm muito para discutir, não havendo para já nenhum líder que se esteja a assumir como incontestado, sendo a excepção talvez o Inter de Mourinho (que mostra algumas dificuldades quando Ibrahimovic não está lá), apesar da Juventus do renovado Del Piero estar perto...

Quanto á desilusão e surpresa, não podia mesmo concordar mais:). Embora me custe no caso do Milan, porque sempre admirei este clube. Parece estar a seguir demasiado os passos dos tempos do Real Madrid de Florentino Perez