terça-feira, 27 de janeiro de 2009

ANÁLISE DA JORNADA

15ª JORNADA: FINAL DA PRIMEIRA VOLTA COM F.C. PORTO DE VOLTA À LIDERANÇA



PATRÍCIA MARTINS


A última jornada da primeira volta trouxe novo líder. O F.C. Porto conseguiu ultrapassar Sporting e Benfica já que os rivais empataram os respectivos encontros. Ainda assim a diferença na liderança da tabela é de apenas um ponto. No fundo continua o Rio Ave que esta semana voltou a perder, desta feita diante do Estrela da Amadora.


MARÍTIMO 0-0 LEIXÕES

Marítimo e Leixões não foram além de um nulo na partida que abriu a jornada. Um jogo muito fraco e sem grandes motivos de interesse em que a responsabilidade estava do lado da equipa da casa que nada fez para vencer. O Leixões teve o mérito de defender tudo e ir conquistar um ponto a um reduto por regra difícil. Um resultado inteiramente justo que penaliza os insulares e coroa uma solidez defensiva dos matosinhenses.


BELENENSES 0-0 BENFICA

Os encarnados foram ao Restelo perder a liderança. Embora tenha sido um jogo bem disputado de parte a parte, a verdade é que este empate favorece a equipa da casa e traz grandes incómodos para Quique que vê o seu emblema ser ultrapassado pelos dragões. Destaque para Aimar que mostrou em pleno a boa forma física em que se encontra, apesar do terrível estado do terreno de jogo.


TROFENSE 1-3 PAÇOS DE FERREIRA

O Trofense foi algo ingénuo na derrota diante dos castores. A turma anfitriã inaugurou o marcador logo aos seis minutos com um golo de Reguila, mas Dedé repôs a igualdade ao minuto 21. Refira-se que poucos minutos após o empate os da Trofa viram-se com um jogador a menos devido à expulsão de Márcio, condicionando a sua prestação no resto da partida. O cronómetro marcava 69 minutos quando o Paços de Ferreiro passa para a frente do marcador com um golo de Ferreira e Cristiano é o responsável por fechar a contagem (83’).


V. SETÚBAL 0-1 NAVAL

A turma da Figueira da Foz foi ao Bonfim arrecadar o primeiro triunfo fora de portas da época. Foi logo aos 19 minutos que Marcelinho recebe a bola já dentro da área adversária e serve Marinho que remata para o fundo das redes. Estava feito o 1-0. Embora o Setúbal tenha disposto das melhores oportunidades na segunda parte, sendo a equipa superior em campo, a verdade é que a finalização foi sempre um problema.


E. AMADORA 2-0 RIO AVE

Um mau jogo de futebol mas com direito a dois grandes golos. Assim se pode resumir esta visita dos vila-condenses à Reboleira. Em cima do intervalo (44’),Varela fez o marcador mexer ao colocar a equipa da casa em vantagem. Foi preciso uma segunda parte quase inteira para vermos novamente algo de bonito neste encontro: aos 85 minutos foi a vez de Rui Varela alargar e fechar o resultado em 2-0. Fica a nota da expulsão pouco depois do visitante André Vilas Boas.


NACIONAL 1-1 SPORTING

Na visita à Madeira o Sporting desperdiçou muitas oportunidades que o poderiam ter deixado isolado na liderança do campeonato. No entanto, a divisão de pontos pode ser considerada justa. Foi aos sete minutos do encontro que o brasileiro Nenê marcou o primeiro golo, com um remate a sobrevoar Rui Patrício digno de fazer levantar toda a gente nas bancadas da Choupana. Mais tarde o Nacional desperdiçou a oportunidade de dilatar a vantagem ao permitir a defesa de uma grande penalidade ao guardião leonino. Mesmo em cima do intervalo foi a vez do Sporting igualar o marcador: Izmailov cruza da direita e Vukcevic encosta para o golo. Numa partida emotiva até ao apito final, os leões continuam em igualdade pontual com o Benfica, sendo ultrapassados pelos dragões com mais um ponto.


SP. BRAGA 0-2 F.C. PORTO

Os dragões foram a Braga vencer e aproveitar os descuidos de Sporting e Benfica para assaltar a liderança. O primeiro golo do F.C. Porto surgiu aos 20 minutos, e Cristián Rodriguez foi o marcador de serviço. Um golo repleto de polémica com Hulk a fazer o passe para Rodriguez em posição irregular. Mais tarde (31’) Lisandro alarga a vantagem para o 2-0. Pelo meio mais polémica, com o árbitro a deixar passar em branco duas grandes penalidades que favoreciam os bracarenses. O Braga ocupa o 6º lugar.


ACADÉMICA 2-1 V. GUIMARÃES

A briosa venceu no seu terreno os vimaranenses no último encontro da primeira volta do campeonato. Em cima do intervalo os estudantes marcaram o primeiro golo através de Lito. Numa partida pobre esta vantagem só se justifica porque os da casa foram os que mais tentaram chegar ao golo. Logo a abrir a segunda metade (48’) a briosa dilata o resultado: Sougou foge pela direita e centra de modo exímio para um cabeceamento de Diogo Gomes. Nuno Assis ainda reduziu (55’) mas sem qualquer resultado prático. O Vitória de Guimarães ocupa a 10ª posição seguidos pela Académica com menos um ponto.

Confira aqui a tabela classificativa.

Sem comentários: