domingo, 25 de janeiro de 2009

PORTO LÍDER NO FINAL DA PRIMEIRA VOLTA





ANDRÉ MATOS LEITE


O Porto foi a Braga vencer por 2-0 e conseguiu regressar à primeira posição do campeonato no jogo que fecha a primeira volta para os “dragões” (a Académica e o Guimarães são os clubes que fecham a jornada 15). Jorge Jesus voltou a ter razões de queixa da arbitragem: no primeiro golo Hulk encontra-se em fora de jogo e a poucos minutos do final Guarín jogou a bola com o braço ficando por assinalar grande penalidade.

Os “arsenalistas” entraram na partida com vontade de chegar ao golo cedo, conseguindo cinco cantos em 10’. Apesar de toda a pressão dos bracarenses, a má pontaria dos pupilos de Jorge Jesus em conjunto com a organização defensiva da turma de Jesualdo Ferreira impediram os caseiros de inaugurar o marcador. Essa tarefa caiu sobre os visitantes pelos pés de Cristian Rodríguez. A recuperação do Porto viria a culminar aos 20’ quando o uruguaio fez o primeiro após assistência de Hulk. O segundo tento surgiria aos 31’ por Lisandro que aproveitou um erro de Moisés para se isolar frente a Eduardo, batendo facilmente o guardião do Braga. Perto do intervalo foi a vez de Tomás Costa marcar, mas o golo foi anulado por fora-de-jogo do argentino que tinha entrado pouco antes para substituir o lesionado Rodríguez.

Na segunda parte os bracarenses voltaram a carregar sobre o adversário sem, no entanto, conseguirem desfazer o 2-0. Apesar de todas as investidas ofensivas, em maior número do que as conseguidas pelo Porto, Jorge Jesus viu a sua equipa falhar muito no capítulo da finalização. Aos 82’ Guarín impediu um cruzamento de João Pereira com a mão sem que tivesse sido assinalada falta que levaria a grande penalidade. O resultado acabou por premiar a eficiência dos azuis e brancos contra a incapacidade do Braga para traduzir os períodos de domínio em golos.



Ficha de Jogo


Liga Sagres - 15.ª Jornada
Braga - Porto
Estádio Axa, em Braga
Árbitro: Paulo Costa (Porto)

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Frechaut, Moisés e Evaldo; Alan, Vandinho, Luís Aguiar, Mossoró e César Peixoto; Rentería.
Suplentes: Mário Felgueiras, Paulo César, Orlando Sá, Meyong, Andrés Madrid, André Leone e Matheus.
Treinador: Jorge Jesus

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Lucho, Fernando e Raul Meireles; Lisandro, Hulk e Cristian Rodríguez.
Suplentes: Nuno, Pedro Emanuel, Guarín, Mariano, Farías, Tomás Costa e Sapunaru.Treinador: Jesualdo Ferreira



Sem comentários: