sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A Taça da Liga que ninguém ligava

Já se jogaram as meias-finais da Taça da Liga, a prova mais recente do futebol português. O Sporting ganhou ao FC Porto, depois o Benfica venceu o Vitória de Guimarães. Há assim derby na final.

Quem chega agora ao país e lê apenas este parágrafo, parece que está tudo bem. Mas não está. Nem esteve. Apesar do recurso do Belenenses ser mais antigo, o primeiro ponto que vou focar são as já famosas declarações de Soares Franco no sábado, penso.

Em conversa com a comunicação social, o presidente do Sporting Clube de Portugal contou que o presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, o tinha avisado que talvez não houvesse jogo entre os dois clubes hoje. Tal e qual um porta-voz ou assessor de imprensa dos “dragões”.

Desde logo, parece-me uma atitude infantil (entre muitas outras que existem no futebol em Portugal). Depois, sem fundamentos, porque não é por mais um ou menos um jogo que Porto ou Benfica jogam melhor ou pior na próxima jornada. A minha experiência confirma-o. O ridículo deste aviso aumenta quando se prevê que quase nenhum, ou mesmo nenhum dos habituais titulares alinhou no jogo. Qual é a diferença então, se equipa joga ou não? Os jogadores que mais interessam descansam na mesma...enfim.

Além disso, para quem se orgulha tantas vezes de nunca pensar nos restantes clubes, que o FCP apenas se interessa em si mesmo porque é superior a todos os outros…afinal está muito preocupado com o que o Benfica faz ou deixa de fazer. E outra prova disso foi a expulsão de Fucile em Belém, que demonstrou claramente que preferia jogar contra o Benfica do que no embate frente ao Sporting. Afinal talvez preocupe.

Como se estes “teatrinhos” estúpidos não bastassem, também o Benfica subiu ao palco. A direcção do clube da Luz pediu para adiar o jogo caso o Vitória fosse mesmo o adversário, alegando “não ter condições logísticas para realizar o jogo com tão pouco tempo de antecedência”. Pois, é capaz.

No final de toda esta história, afinal sempre houve um Sporting-Porto e um Benfica-Vitória Guimarães.

Ora, na minha opinião, não se fez justiça. É verdade que foram aos pormenores da regulamentação tentar arranjar uma maneira de ultrapassar a segunda fase de grupos, mas o facto é que o Belenenses tinha razão. E tem razão. O termo “goal-average” significa divisão, e não subtracção entre golos marcados e sofridos.

Pelo que ouvi, uma das justificações da Federação Portuguesa de Futebol em frente aos microfones foi algo do género: “é uma expressão usada por muita gente, pela maioria das pessoas”. Sim, é. Mas estamos a falar de regras e de princípios, não do senso comum ou do que o povo diz. Infelizmente, parece-me que, mais uma vez, protegeram os do costume.

E tanto foi dito sobre esta Taça da Liga, que não tinha qualquer importância no panorama futebolístico…afinal dá muito que falar. Superior a este episódio, só os árbitros, claro.


1 comentário:

Antonio B Duarte Jr disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver meu Curso de Informática à Distância. Antonio B Duarte Jr.