quarta-feira, 8 de abril de 2009

Quantos médios tens, Sporting?

Por: Filipe Dinis
Não é minha intenção alongar-me muito nesta crónica e por isso mesmo vou responder já à pergunta que coloquei sob título deste meu espaço de opinião.

Pois bem, o Sporting tem, hoje, quarta feira dia 8 de Abril, dois médios disponíveis. As contas são fáceis de fazer, até para quem nem é muito bom em matemática, como é o meu caso.
Paulo Bento tem 8 médios no seu plantel. São eles: Miguel Veloso, Adrien Silva, João Moutinho, Bruno Pereirinha, Romagnoli, Vukcevic, Izmailov e Rochemback.
Analisando caso a caso, rapidamente percebemos que o treinador dos leões tem, nos sete jogos que faltam disputar no campeonato, uma árdua tarefa para construir um losango bem ao seu gosto.
Ora então vejamos: Rochemback lesionou-se no jogo frente ao Leixões e terá pela frente um mês de paragem e, sabendo as características do 26 leonino, o facto de voltar a ganhar o ritmo necessário para competição não será fácil. Pelas minhas contas, o brasileiro vai falhar os jogos com a Naval, Vit. Guimarães, Estrela da Amadora, Académica e, muito provavelmente, com o Vit Setúbal, sendo por isso uma carta fora do baralho leonino.
Depois há Vukcevic, que não joga mais esta época, pois tem pela frente a recuperação à lesão no ombro, que tanto tem incomodado o montenegrino. Já Izmailov, que tem estado a recuperar de uma tendinite, já há alguns jogos que tem estado ausente, sobretudo, e o mais marcante, na final da Taça da Liga frente ao Benfica.
Já falámos em três, faltam cinco. E se desses cinco tivermos em conta o caso enigmático de Miguel Veloso, Paulo Bento não tem por onde escolher. Veloso ainda pode recuperar algum do tempo perdido mas, se olharmos para trás, recordar-se-ão de uma pergunta de um jornalista a Paulo Bento sobre se contaria com o jogador até final da época. O treinador disse que a resposta estava na lista de convocados e a verdade é que Veloso ficou de fora. Portanto, será interessante verificar até que ponto Miguel voltará a jogar pelo Sporting e em que condições, isto apesar de o já ter feito em Matosinhos.
Restam, assim, quatro jogadores, precisamente os necessários para formar o meio campo de Paulo Bento. Mas, se olharmos novamente com atenção, verificamos que Adrien e Romagnoli também não estão nas condições físicas ideias. Os dois jogadores apenas integraram o treino de hoje quase sem limitações e, para a Naval, deverão mesmo ser titulares embora não acredito que estejam a 100 % para tal.
Como disse no princípio, o Sporting tem hoje dois médios disponíveis: Pereirinha e João Moutinho.
Paulo Bento tem, por isso, razões para estar preocupado...

Sem comentários: