terça-feira, 31 de julho de 2007

ANÁLISE: FREDDY ADU

IMAGEM: record.pt



ANDRÉ MATOS LEITE


Com apenas 14 anos, Freddy Adu era já mais conhecido do que os seus compatriotas Landon Donovan ou John O’Brien, jogadores que actuaram, respectivamente, no Bayer Leverkusen e no Ajax, grandes clubes europeus. Apesar de nunca ter tido o sucesso que sempre se pensou que teria na MLS, a liga norte-americana de futebol, Adu foi desde cedo o jogador mais famoso dos Estados Unidos.

Qual a receita para a fama deste jogador? O novo reforço do Benfica é tido por vários adeptos da MLS como um jogador com tendência para o individualismo, mas com uma boa capacidade de passe e de cruzamento (quando se lembra do colectivo...). A sua habilidade técnica apurada traduz-se não só nas suas fintas, mas também na sua capacidade de colocação do remate. Embora o seu melhor pé seja o esquerdo, consegue usar o pé direito com eficácia no passe curto, na condução da bola e mesmo no remate. Freddy Adu é um jogador fisicamente fraco (não tem a força de outros avançados mais “entroncados”) e, com o seu 1,72 m, não será um grande candidato ao jogo aéreo. Contudo, é rápido e ágil, potencialidades que poderão ser aproveitadas em jogadas mais rápidas, especialmente no contra-ataque. Outra característica que torna Adu uma mais-valia para o plantel «encarnado», é o facto de o americano ser um bom candidato à marcação das bolas paradas com o pé esquerdo, situação em que o S.L. Benfica evidencia algumas dificuldades (só Cardozo cumpre com essa função).

2 comentários:

Anónimo disse...

Com tanta habilidade técnica, capacidade de colocação do remate e facilidade nas bolas paradas é estranho que, numa liga onde os bons jogadores teriam à partida mais facilidade em dar nas vistas, este Adu tem apontado apenas 12 golos em cerca de 100 jogos. Contudo, conta com aproximadamente 20 assistencias. Por isso, este avançado pode ser um pouco diferente daquilo que os benfiquistas e portugueses estão à espera. Do pouco que vi deste norte-americano, parece-me um jovem com um potencial enorme e o Benfica tem tudo para fazer crescer este jogador tornando-o numa referencia do futebol mundial. (Só um aparte... vi poucos blogs até hoje, mas este é sem duvida o melhor. Continuem assim)

Anónimo disse...

Por que nao:)