terça-feira, 18 de setembro de 2007

ARBITRAGEM: SPORTING QUER ESCLARECIMENTO DA LIGA DE CLUBES


EM CIMA DA MESA ESTÃO AINDA AS OCORRÊNCIAS REGISTADAS ANTES DO INÍCIO DO ESTRELA - SPORTING, DO PASSADO DOMINGO. A QUESTÃO DOS ATRASOS É, UMA VEZ MAIS, A RAZÃO DO PROTESTO LEONINO.


JOSÉ PEDRO PINTO


O Sporting vai apresentar um pedido de esclarecimentos a Hermínio Loureiro, Presidente da LPFP, sobre o facto de a Comissão de Arbitragem ter dado instruções aos árbitros que "violam expressamente o disposto na Lei 12 das Leis do Jogo e que prejudicam gravemente o futebol nacional". Em comunicado divulgado durante a tarde de ontem, a Sporting, SAD insurge-se contra esta medida adoptada pela CA da LPFP, ameaçando até recorrer à Federação Portuguesa de Futebol e, em caso extremo, às instâncias internacionais, para resolver este caso.

Recorde-se que Paulo Pereira, o árbitro que dirigiu o último Estrela-Sporting, no passado domingo, notificou os delegados de ambas as equipas - antes do início da partida - acerca de instruções claras que havia recebido da CA no sentido de penalizar qualquer atraso com os pés de um jogador para o seu guarda-redes. Tal atitude despoletou a insatisfação dos dirigentes leoninos, que assumiram, logo no final da partida, a sua intenção de pedir um esclarecimento cabal à Liga de Clubes.

Ainda no dia de ontem, Vítor Pereira, Presidente da CA da LPFP, em declarações à TSF, confessou ter sido divulgada uma nota interna aos árbitros, contendo linhas de orientação sobre como ajuizar lances de eventuais atrasos ilegais para os guarda-redes. O líder da arbitragem de 1ª Categoria em Portugal aproveitou ainda para enaltecer a postura do juiz Paulo Pereira: "Se (ele) fez alguma referência a instruções técnicas que os árbitros receberam, isso foi com o sentido de clarificar e ajudar o jogo de uma forma preventiva. Devem é estar agradecidos a Paulo Pereira por este ser preventivo e tentar que o encontro se desenrolasse sem aspectos negativos".

No entanto, não está para já prevista qualquer tomada de posição nem por parte da Liga de Clubes, nem da própria Comissão de Arbitragem.


FONTES


Sem comentários: