sexta-feira, 28 de setembro de 2007

A SEMANA VISTA POR...

TAÇA DA LIGA: PORQUE NÃO UM NOME PORTUGUÊS?



Quem ouve dizer que a Sporttv vai transmitir um jogo da Carlsberg Cup não pensa imediatamente “O Fátima vai jogar com o Porto” ou “vamos ter o Benfica contra o Estrela da Amadora”. O primeiro raciocínio (e o mais correcto, tendo em conta o nome) é antes “mais um jogo entre o Manchester e o Chelsea”.


ANDRÉ MATOS LEITE


A nova competição do futebol português, a denominada Taça da Liga, é um troféu criado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Objectivo: imitar um troféu inglês à imagem e semelhança do mesmo. No entanto, há uma diferença óbvia entre Inglaterra e Portugal. Em Inglaterra, as pessoas têm poder de compra e paixão pelo jogo suficiente para verem três jogos por semana (entre as diferentes competições dos diferentes escalões). Como tal, os maiores clubes esforçam-se por dar um “brilharete” em todas as competições e mantêm, pelo menos, 17 jogadores perfeitamente capazes de integrar o onze inicial. Em Portugal, os adeptos não têm paixão ao jogo. Têm antes paixão ao jogo da sua equipa. Mais, não têm o poder de compra para ver os jogos do seu clube em todas as competições. Portanto, os nossos “três grandes” usaram o primeiro jogo da Taça da Liga para fazer a «praxe» aos jogadores novos e menos utilizados dos seus plantéis.

Há mais um problema com esta nova competição portuguesa. O nome é em tudo enganador. Quem ouve dizer que a Sporttv vai transmitir um jogo da Carlsberg Cup não pensa imediatamente “O Fátima vai jogar com o Porto” ou “vamos ter o Benfica contra o Estrela da Amadora”. O primeiro raciocínio (e o mais correcto, tendo em conta o nome) é antes “mais um jogo entre o Manchester e o Chelsea”. Se esta competição, que querem tornar tão prestigiante, é criada pela Liga Portuguesa (e não inglesa) porque é que não tem, então, um nome português? Não seria muito complicado trocar o nome de Carlsberg Cup para Taça Carlsberg... A diferença não é muita, é certo, mas serviria já para mostrar orgulho no que é nosso; e o que é nosso - a selecção das quinas está já farta de o provar - é bem melhor do que aquilo que é inglês.

Sumarizando, faço aqui um apelo ao Senhor Hermínio Loureiro, Presidente da LPFP: por favor, já que não é de esperar que este novo troféu seja encarado, num futuro próximo, de forma séria pelos nossos “três grandes”, ao menos mude o nome para algo português para demonstrar bem que o troféu não é algo imposto pela Inglaterra, pela UEFA, ou pela FIFA, mas um troféu nosso, da iniciativa dos órgãos desportivos portugueses e que enche de orgulho o país que o criou.

Sem comentários: