sábado, 24 de novembro de 2007

BWIN LIGA: SPORTING ESCORREGA NOVAMENTE


1-1 FOI O RESULTADO FINAL EM MATOSINHOS. O SPORTING VOLTOU A PERDER PONTOS E AINDA NÃO FOI DESTA QUE CONSEGUIU REGRESSAR ÀS VITÓRIAS. OS «LEÕES» ATÉ DOMINARAM GRANDE PARTE DO JOGO (MAS TAMBÉM FALHARAM MUITAS OPORTUNIDADES) E O LEIXÕES ACABA POR LEVAR UM PRÉMIO JUSTO PELA BOA GESTÃO QUE FEZ DO RESULTADO.



JOSÉ PEDRO PINTO



Ainda não foi desta que o Sporting deu uma sapatada na crise de resultados que tem vindo a perseguir a equipa nos últimos tempos. Esta noite, os «leões» conseguiram apenas um empate a uma bola em Matosinhos, frente ao Leixões, e a exibição dos comandados de Paulo Bento pecou por uma séria apatia na 1ª Parte e pelas variadíssimas oportunidades desperdiçadas. Do lado do Leixões, valeu a raça e boa gestão de resultado que Carlos Brito potenciou junto da sua equipa.


O Sporting até entrou dominante na partida, trocando bem o esférico e empurrando o adversário para o seu meio-campo, mas as perigosas investidas leixonenses, bem apoiadas no contra-ataque, cedo fizeram estragos nas redes leoninas: aos 14', Abel marcou na própria baliza, depois de uma boa incursão de Jorge Gonçalves e de uma má saída à bola por parte de Rui Patrício, guardião escolhido para a titularidade por Paulo Bento. Os «leões» tentaram responder para inverter o resultado que lhes era desfavorável, mas a forma como o faziam revelava-se algo descabida, mal organizada... e altamente ineficaz. O 4x2x3x1 alinhavado por Bento era bem contraposto por um 4x3x3 apresentado por Brito, pela simples razão de que o meio-campo leixonense se superiorizava, em força, à rapidez de movimentos «verde-e-branca», e as oportunidades para o Sporing eram praticamente inexistentes.


Já para a 2ª Parte, o Sporting regressou com uma outra mentalidade. A colocação de Purovic (entrado ainda na primeira metade) ao lado de Liedson resultou numa maior disputa de bolas pelo ar com a defensiva do Leixões e o próprio meio-campo leonino conseguiu libertar-se do espartilho de ter de jogar muito por dentro com 5 unidades; ao invés, voltou ao losango, e as capacidades de Izmaiolv e Moutinho, por exemplo, vieram ao de cima. O Leixões, esse, limitava-se a gerir, algumas vezes bem, outras mal, o resultado que lhe ia sendo favorável, com recurso, como sempre, ao contra-ataque. O Sporting protagonizou as únicas oportunidades desta metade, com destaque para um golo certo desperdiçado por Gladstone, já na pequena-área, mas só aos 88' Purovic fez balançar a rede. Abel cruzou com conta, peso e medida para a cabeça do montenegrino e este não desperdiçou, colocando justiça no resultado, mesmo ao cair do pano.


Os de Alvalade voltaram, assim, a escorregar na caminhada rumo ao título e podem ver F.C. Porto e S.L. Benfica escaparem ainda mais nas posições cimeiras da tabela classificativa. Os «dragões» jogam amanhã frente ao Vit. Setúbal, enquanto que os «encarnados» jogam a esta hora em Coimbra, frente à Académica.



FICHA DE JOGO


BWIN LIGA, 11.ª JORNADA
Estádio do Mar, em Matosinhos
Hora: 19:15
Árbitro: Paulo Paraty (Porto)



LEIXÕES: Beto, Filipe Oliveira, Nuno Silva, Élvis, Ezequias, Bruno China, Jorge Duarte, Cervantes, Jorge Gonçalves, Roberto, Hugo Morais.
Suplentes: Jorge Batista, Nuno Diogo, Vinicius, Paulo Machado, Nwoko, Vieirinha e Tales.
Treinador: Carlos Brito.


SPORTING: Rui Patrício, Abel, Gladstone, Polga, Ronny, Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov, Vukcevic, Romagnoli, Liedson.
Suplentes: Tiago, Had, Adrien Silva, Farnerud, Pereirinha, Luiz Páez e Purovic.
Treinador: Paulo Bento.



Sem comentários: