sexta-feira, 30 de novembro de 2007

ESTA SEMANA, ESCREVO EU…


CARLOS QUEIROZ VS. FILIPE SOARES FRANCO


Se Carlos Queiroz dissesse que Miguel Veloso não interessa nem nunca interessará ao Manchester estaria a passar um atestado de incompetência a si e a toda a equipa técnica do clube. Mais ainda, durante a entrevista jogadores do Porto e do Barcelona também foram mencionados. Alguém viu os respectivos presidentes embirrarem por causa disso?


ANDRÉ MATOS LEITE



A recente guerra de palavras entre Carlos Queiroz, técnico adjunto do Manchester United, e Filipe Soares Franco, presidente do Sporting, tem-se revelado bastante interessante. Não por a discussão ser, em si, motivo de interesse. Tem sido interessante por se tratar de mais uma inutilidade perpetuada pelas instituições desportivas em Portugal.

Tudo começou quando Carlos Queiroz, numa entrevista concedida poucos dias antes do último Manchester United – Sporting, falou novamente no nome de Miguel Veloso como possível reforço do clube em que trabalha. Soares Franco não gostou e criticou a atitude como “eticamente reprovável”. Queiroz respondeu de forma menos correcta e os “leoninos” ameaçam avançar com um processo judicial. O primeiro problema em toda esta polémica é que o adjunto de Sir Alex Ferguson nunca disse que queriam contratar Miguel Veloso. O segundo é que, por muito agressiva que tenha sido a resposta ao presidente do Sporting, poucos são aqueles que não teriam tido a mesma reacção que o técnico-adjunto do Manchester.

Carlos Queiroz afirmou que, Filipe Soares Franco, “ou não sabe ler ou não sabe o que diz”. É uma declaração agressiva. No entanto, não sei se estará longe da verdade. Na entrevista em que menciona o nome de Veloso, Queiroz nunca disse que o Manchester iria avançar para a contratação do trinco dos “leões”. Mencionou-o como um jogador que está nas listas de observações, como um jogador que, caso o United perca seis dos seus actuais jogadores, será equacionado para o clube inglês. Mas como é que isto pode ser considerado “eticamente reprovável” por Soares Franco? Estará ele à espera que a partir de hoje os olheiros dos colossos europeus se limitem a realizar observações no último jogo de cada campeonato? Se Carlos Queiroz dissesse que Miguel Veloso não interessa nem nunca interessará ao Manchester estaria a passar um atestado de incompetência a si e a toda a equipa técnica do clube. Mais ainda, durante a entrevista jogadores do Porto e do Barcelona também foram mencionados. Alguém viu os respectivos presidentes embirrarem por causa disso?

Soares Franco, após o seu clube perder o jogo frente à equipa de Carlos Queiroz, criticou veementemente a declaração pública de que Veloso é observado pelo Manchester e por outros clubes europeus. O adjunto do clube inglês, respondeu de forma agressiva. O Sporting ameaça com um processo judicial. Tudo por declarações que, na minha opinião, só incentivariam o médio “leonino” a jogar cada vez melhor para convencer, finalmente, o clube inglês que não está no futebol só para ser observado, mas para ser considerado uma contratação prioritária.

1 comentário:

Anónimo disse...

“ou não sabe ler ou não sabe o que diz” é uma resposta linda!
Compreendo o nervosismo do Sporting, causado pelo receio de perder mais jogadores chave como Nani, mas de facto é para evitar reacções desta que se deve contratar assessores de imprensa.

PML