quinta-feira, 29 de novembro de 2007

RUI ORLANDO: “O JORNALISMO DESPORTIVO PORTUGUÊS CRESCEU E FORTALECEU-SE MUITO BEM”


ANDRÉ MATOS LEITE


Em declarações à Gazeta do Futebol, Rui Orlando revelou que, na sua opinião, o jornalismo desportivo português “é melhor hoje do que era ontem” e está “mais forte”, “mais livre” e “mais competente, genericamente” do que no passado.

Na breve entrevista concedida após o final do seu colóquio realizado na passada quarta-feira, o coordenador do canal televisivo Sport TV disse que, além das normais competências de um jornalista, aqueles que seguem a vertente desportiva necessitam, ainda, de desenvolver uma “grande capacidade de controlo emocional” visto ser uma “área de emoções”. Rui Orlando acrescentou que, no jornalismo, “o consumidor mais bem informado é o consumidor desportivo”, uma consequência da “força do desporto”. Referiu, também, que o “pior que pode acontecer ao jornalista é, no desempenho da sua tarefa, ser confrontado com um conhecimento superior do destinatário da sua mensagem ao que ele próprio tem dos factos que está a narrar” embora, devido à impossibilidade de atingir o conhecimento total, seja normal que possa “acontecer de forma pontual”.

Questionado sobre qual pode ser o momento mais marcante na vida de um jornalista desportivo, Rui Orlando afirmou que pela “curiosidade ou interesse ou gozo” é fácil apontar eventos cuja cobertura seja um “objectivo” profissional. Contudo, revelou que “o grande desafio da profissão não está tanto na dimensão do evento”, mas antes “no desafio que cada facto representa em si próprio”. O coordenador da Sport TV usou como exemplo o jogo Guimarães – Benfica, realizado a 25 de Janeiro de 2004, em que Miklós Fehér caiu inanimado em campo após uma embolia pulmonar que resultou na sua morte, para mostrar como um jogo cuja cobertura “não representava à partida um aliciante muito grande” se tornou num desafio que o levou à “fronteira” da profissão jornalística. Concluiu reiterando que o maior desafio “não tem a ver com o evento em si, tem mais a ver com a natureza da situação” e acrescentou que essas situações acontecem quando menos se espera e que, portanto, é essencial para os jornalistas, especialmente os desportivos, estarem sempre “completamente preparados”.

1 comentário:

Anónimo disse...

este rui orlando e mais uma merda que eu e os portugueses estamos a alimntar toda a sua incompetencia. Fora com esta gente vao paraa Antena 1 taxeia de incompetenmtes.