sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

ESTA SEMANA, ESCREVO EU...

CLAQUES: SINÓNIMO DE VIOLÊNCIA?


ONDE ESTÁ A MORAL DE DIZER QUE OS MEMBROS DAS CLAQUES DE FUTEBOL NÃO PASSAM DE UNS BRUTOS SEM NADA PARA FAZER E QUE SÓ PENSAM EM ARMAR CONFUSÃO, QUANDO SÃO OS POLÍCIAS QUE DÃO ENCONTRÕES ÀS PESSOAS SÓ PARA PODEREM "BRINCAR"?


PATRÍCIA MARTINS


É muito fácil ouvir-se alguém dizer que não gosta dos movimentos ultras que ainda vão dando um bocadinho de colorido aos estádios portugueses. E quais os motivos de não gostarem? São violentos, não vêm o jogo só querem confusão.
Quando os adeptos de sofá ouvem o comentador dizer que estão a acontecer perturbações na bancada de imediato resmungam: “aqueles animais são os responsáveis por os estádios não serem um local seguro para a família”.

Não podiam estar mais enganados. Estive eu própria muitas vezes ao lado desses “animais” e sabem o que aconteceu? Polícias – sim, aqueles que supostamente nos protegem e zelam pela nossa segurança – vieram empurrar e insultar adeptos quando estes estavam quietos e calados. Isso mesmo. Parados. Com que objectivo? Não sei, mas presume-se que sejam apenas uns frustrados que acham que por terem um cacetete na mão são mais do que os outros.

Os agentes da autoridade arrumam quem quer que esteja à sua frente e não olham se são crianças ou adultos. Estava eu dentro de uma camioneta, em viagem para o sul do país, quando parámos numa área de serviço e as pessoas presentes, entre as quais uma mulher grávida, pediram para ir ao quarto de banho. Sabem qual foi a resposta dos agentes da autoridade? Façam ai para o chão, afinal são animais! Sim, isso mesmo, queriam que as pessoas fizessem as suas necessidades dentro de uma camioneta.

É certo que as claques não são anjinhos, nem todos os polícias são o diabo em pessoa. É necessário haver bom senso e estar atento. Resta às pessoas conseguirem ver as coisas e não se limitarem aquilo em que é mais fácil acreditar.

Sem comentários: