domingo, 24 de fevereiro de 2008

BWIN LIGA: EXIBIÇÃO CALAMITOSA AFUNDA «LEÃO»



COMEÇA A TORNAR-SE A MALAPATA MAIS SÉRIA DO SPORTING, ESTA ÉPOCA: NOVA DERROTA NO BONFIM, AGORA PARA O CAMPEONATO (1-0). OS COMANDADOS DE PAULO BENTO ESTÃO NA 4ª POSIÇÃO... E PARA A SEMANA HÁ «DERBY».



JOSÉ PEDRO PINTO



O Sporting voltou a deslizar fora de portas. A equipa leonina parece não se dar muito bem com o «verde-e-branco» sadino e somou mais uma derrota, no Bonfim, por 1-0, com o único golo da partida a surgir de uma falha comprometedora de Rui Patrício. Incapacidade ofensiva e uma séria apatia explicam muito da exibição e resultado negativo, mas há que dizer ainda que o Vit. Setúbal entrou em jogo com uma atitude positiva e atacante... e isso fez toda diferença.


Bento modificou o genérico inicial, colocando em campo jogadores não-rotinados como Pedro Silva ou o mal-amado Farnerud e ainda apostou no montenegrino Purovic. Já Carvalhal manteve-se fiel ao seu modelo de jogo e aos jogadores que habitualmente costumam jogar e foi mais feliz. Ainda assim, até foram os «leões» a entrar melhor na partida. Logo aos 4', Tonel viu ser-lhe anulado um golo limpo por parte do assistente de Olegário Benquerença. No entanto, a melhor entrada dos vitorianos do Sado permitia-lhes um controlo tranquilo do jogo, com incursões ofensivas bem mais perigosas do que as protagonizadas pela equipa de Bento. Numa dessas investidas, o golo setubalense lá surgiu, aos 18': Bruno Ribeiro ganhou a bola no duelo com Veloso e, à entrada da grande-área, desferiu um remate potente. Patrício, entre os postes, e com a bola a sair à sua figura, comprometeu e largou a bola para lá da linha de golo. 1-0. O Sporting tentou responder, de pronto, mas a arte e engenho da turma leonina não era suficiente para ameaçar sequer as redes de Eduardo. Pouca posse de bola e fraca capacidade de rematar à baliza, aliadas a uma desunião colectiva completavam a má exibição dos «leões» que chegaram ao intervalo a perder de forma justa.


Já na 2ª Metade, os de Alvalade tentaram eliminar o prejuízo. Bento apostou em Celsinho e Tiuí (cada qual mais apagado...) e recuou Pereirinha para defesa-direito, mas nem assim a equipa tinha vontade e/ou motivação para atacar o resultado desfavorável. Com a sua linha defensiva muito recuada, o Sporting permitia rápidos contra-ataques do Vitória e raramente conseguiu construir jogadas de perigo nos últimos 30 metros do adversário que, diga-se de passagem, soube gerir bem o jogo a começar numa boa consistência defensiva. Só nos últimos 10' da partida os «leões» tiveram oportunidades CLARAS para facturar (!) com Liedson e Moutinho a permitirem a Eduardo brilhar entre os postes. Mas o resultado, esse, manter-se-ia desfavorável para o Sporting até ao último apito de Benquerença.


Com mais uma derrota, o Sporting não conseguiu recuperar o 3º lugar, onde ainda se mantém o Vit. Guimarães (com mais um ponto do que os «leões») e, mais do que isso, pode ainda entrar no «derby» da próxima semana, frente ao S.L. Benfica, com uma desvantagem pontual considerável face ao seu rival lisboeta na luta pelo acesso à Liga dos Campeões.




FICHA DE JOGO

Bwin Liga, 20.ª jornada
Estádio do Bonfim, em Setúbal
Hora: 19.15
Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)


V. SETÚBAL: Eduardo, Janício, Robson, Auri e Jorginho; Bruno Ribeiro, Elias e Ricardo Chaves; Bruno Gama, Filipe e Leandro.
Suplentes: Milojevic, Hugo, Paulinho, Kim e Bruno Severino.
Treinador: Carlos Carvalhal.


SPORTING: Rui Patrício, Pedro Silva, Tonel, Polga e Grimi; Farnerud, Miguel Veloso e Pereirinha; João Moutinho, Liedson e Purovic.
Suplentes: Stojkovic, Gladstone, Ronny, Celsinho, Adrien, Romagnoli e Tiuí.
Treinador: Paulo Bento.






Sem comentários: