domingo, 30 de março de 2008

BWIN LIGA: E NÃO É QUE O LEÃO VENCEU FORA?



UMA VITÓRIA CONVINCENTE, FORA DE PORTAS (!) E NOVAMENTE POR NÚMEROS ROBUSTOS (1-4) VEM DAR ALENTO A UM SPORTING QUE JOGA NA EUROPA DO FUTEBOL, A MEIO DESTA SEMANA. DESTAQUE AINDA PARA A GRANDE EXIBIÇÃO DE MIGUEL VELOSO.



JOSÉ PEDRO PINTO



O Sporting voltou a vencer fora de Alvalade, após três meses de resultados negativos em deslocações a outros terrenos da Bwin Liga. Os comandados de Paulo Bento venceram esta noite a Naval 1º de Maio por uns convincentes 1-4, com uma exibição colectivamente bem conseguida e com eficácia na hora de rematar à baliza, tendo ainda em Miguel Veloso um dínamo que há muito não se via, e em Liedson um avançado letal, assinando um «bis». De resto, esta foi a segunda vitória consecutiva por 4-1. Já na jornada anterior o «leão» havia despachado o Nacional, em Alvalade, por idênticos números.


Bento optou por deixar Abel e Vukcevic no banco de suplentes (já a pensar no jogo contra o Rangers, na quinta-feira?) enquanto que Ulisses Morais apresentou o «11» base da campanha navalista no presente campeonato. E foi a formação da casa a primeira a fazer balançar a rede. O Sporting tinha mais posse de bola, é certo, mas na primeira chance de golo a Naval fez o primeiro tento da partida (12'), com Marcelinho a aproveitar da melhor forma um cruzamento de Marinho e um erro de Patrício na saída à bola para encostar para o 1-0. No entanto, os «leões» responderam, e com eficácia. 21', livre a cerca de 25 metros da baliza de Wilson Júnior e Veloso a fazer um golaço. 1-1. O Sporting dominava, com um meio-campo aguerrido e pressionante (Veloso tinha a batuta e soube usá-la da melhor maneira), e carregava junto á área navalista, tentando aproveitar o muito espaço dado pela defesa contrária nas suas costas e, dois minutos volvidos, Liedson marcou, após boa combinação entre Izmailov e Tiúi. 2-1, aos 23'. Mas a equipa leonina não se ficaria por aqui. Continuava por cima, atacando bem, e aproveitando os espaços com passes a rasgar a defesa da Naval, conseguiu sentenciar a partida: Liedson, de novo, a passe de Romagnoli, a encostar para o fundo da rede.


Na 2ª Metade, a turma de Alvalade optou por gerir o resultado. A Naval tentou reduzir a desvantagem logo nos primeiros minutos, mas a boa resposta dada por Patrício e a incapacidade dos jogadores figueirenses em finalizar da melhor maneira acabou por deitar por terra as aspirações dos visitados. O Sporting atacava pela certa, pensando já nos Quartos-de-Final da Taça UEFA, ia conseguindo suster as investidas do adversário, e foi já num contexto de descontracção que conseguiu apontar o último golo da partida: canto de Veloso (exibição de gala do jovem médio) e Djaló (entrado ao intervalo) a desviar de cabeça para o 4-1, ao minuto 80'.


Após a vitória na Figueira da Foz, o Sporting aponta baterias ao 3º lugar, onde já se encontra, esperando apenas por saber o resultado do mais directo competidor pelo lugar, o Vit. Setúbal, que apenas entra em campo amanhã. Já do lado da Naval, continua perto dos lugares de descida, com apenas quatro pontos de vantagem sobre o primeiro da «linha de água».




FICHA DE JOGO


BWIN LIGA - 24.ª JORNADA
NAVAL-SPORTING
Estádio Bento Pessoa, na Figueira da Foz
Hora: 19:15
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)


NAVAL - Wilson Júnior; Mário Sérgio, Gaúcho, Godemèche, China; Gilmar, Delfim; Marinho, Davide, Dudu; Marcelinho.
Treinador: Ulisses Morais.
Suplentes: Taborda; Carlitos, Paulão, Elivelton, Saulo, Igor e João Ribeiro.

SPORTING - Rui Patrício; Pereirinha, Tonel, Gladstone, Grimi; Izmailov, Miguel Veloso, Romagnoli, João Moutinho; Tiuí e Liedson.
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes: Tiago; Ronny, Adrien Silva, Farnerud, Abel, Yannick e Vukcevic.

Sem comentários: