segunda-feira, 28 de abril de 2008

ANÁLISE DA JORNADA

ALGUMAS MANUTENÇÕES ASSEGURADAS E DÚVIDAS CIMEIRAS HERDADAS


PATRÍCIA MARTINS


A 28ª jornada trouxe já algumas decisões a este campeonato 2007/2008: Naval e Académica festejaram a certeza da manutenção, enquanto a União de Leiria viu a sua descida à Liga de Honra matematicamente concretizada. Já no que toca aos lugares europeus tudo continua em aberto, à excepção do Nacional que com a derrota deste Domingo vê a Taça Intertoto fora do seu alcance.



SP. BRAGA 2-1 PAÇOS DE FERREIRA


Na abertura da jornada o Braga venceu o aflito Paços de Ferreira. Linz marcou o primeiro e Frechaut dilatou a vantagem para dois golos no segundo tempo. William fez um bom golo e reduziu para 2-1 o resultado. Assim, o Paços está abaixo da linha de água, enquanto o Braga continua a sonhar com os lugares de acesso à Europa.


BENFICA 2-0 BELENENSES


Com Cardozo a titular, a águia regressou às vitórias. Um golo de Luisão (41’) e outro de Cardozo (65’) deram os três pontos do dérbi Lisboeta aos encarnados. Uma partida com poucos motivos de interesse e muitos passes falhados por parte dos jogadores do Restelo. Com a vitória dos rivais de Alvalade sobre o Marítimo, o Benfica desce para quarto lugar.


NAVAL 1-0 BOAVISTA


Com a vitória em sua casa, a Naval assegurou a manutenção através de um único e potente golo concretizado por Delfim ao minuto 33. O Boavista apresentou-se fraco e ressentido da ausência de Jorge Ribeiro, mas conseguiu reagir na segunda metade. No entanto, a pantera foi insuficiente para ultrapassar a defesa consistente da equipa da Figueira da Foz. Bruno Paixão foi protagonista pelos piores motivos: expulsou Delfim, Aprígio Santos (presidente da Naval), Laionel e Jaime Pacheco.


NACIONAL 0-3 ACADÉMICA


A Briosa levou de vencido os madeirenses do nacional, sem grande dificuldade. Golos de patacas (7’ na p.b.), Cris (29’) e Edgar (74’) levaram a Académica a assegurar a permanência na BWIN Liga. A equipa da Choupana mostra-se apática e perde assim todas as esperanças de uma ida às competições europeias.


U. LEIRIA 1-3 LEIXÕES


O Leixões foi a Leiria vencer e mostrou-se o carrasco ao condenar a União definitivamente à descida. Jorge Gonçalves marcou logo no minuto inicial e Éder empatou de penáltie (18’). Hugo Morais e Castanheira fizeram na segunda parte os golos que fecharam o resultado. Assim, os matosinhenses conseguiram ficar acima da linha de água e empurraram o Paços de Ferreira para penúltimo lugar.


V. GUIMARÃES 0-5 F.C. PORTO


Os tri-campeões esmeraram-se na visita à cidade-berço e fizeram a maior goleada dos dragões nesta época. Foram cinco os golos, todos eles na segunda parte: Bruno Alves, Quaresma (a bisar), Farías e Adriano foram os marcadores de serviço. Uma segunda metade devastadora justificou em pleno a vitória sobre o Guimarães, que perdeu o segundo lugar para o Sporting.


SPORTING 2-1 MARÍTIMO


Os leões começaram o jogo a perder: aos dois minutos Bruno Fogaça marca, na sequência de um mau atraso de bola para Rui Patrício. O Sporting reagiu de imediato e aos 17 minutos conseguiu repor a igualdade no marcador através de uma grande penalidade concretizada por Romagnoli. O mesmo Romagnoli bisa (53’) e dá a vantagem aos leões com mais um golo caricato: Ricardo Esteves alivia a bola rematando contra Romagnoli, e esta vai directa à baliza apanhando o guarda-redes já em queda.


Os sadinos do Vitória de Setúbal recebem hoje, pelas 19:45 horas, o Estrela da Amadora. A equipa do Bonfim, em caso de vitória pode roubar o quinto lugar à formação de Belém que perdeu diante do Benfica nesta jornada.


Confira aqui a tabela classificativa.

Sem comentários: