domingo, 27 de abril de 2008

BWIN LIGA: CAMBALHOTA NO MARCADOR DÁ 2º LUGAR AO SPORTING



LEÃO ENTROU A PERDER MAS CONSEGUIU EMPATAR E PASSAR PARA A FRENTE DO MARCADOR. EM EXIBIÇÃO SÓLIDA E COM VELOSO EM GRANDE, O «LEÃO» SOUBE DAR A VOLTA COM TRANQUILIDADE E VENCEU O MARÍTIMO POR 2-1.




JOSÉ PEDRO PINTO




O Sporting venceu esta noite o Marítimo, por 2-1, e já está na 2ª posição da Bwin Liga, em lugar de acesso directo à «Champions». Os «leões» até entraram em campo praticamente a perder mas conseguiram sair por cima, com dois golos de "Pipi" Romagnoli, num jogo em que a formação de Paulo Bento revelou atitude e capacidade suficientes para contornar as adversidades. Do lado madeirense, uma má estratégia após o golo marcado logo a abrir complica, para já, as contas da equipa de Lazaroni na rota da UEFA.


Uma entrada desconcentrada do Sporting permitiu ao Marítimo inaugurar o score, logo aos 2': desentendimento entre Polga e Patrício, na grande área, com a bola a sobrar para Fogaça que não desperdiçou a hipótese de fazer o 0-1. O «leão» estava adormecido, nervoso e errante em demasia e os primeiros 10' foram dominados pelo advsersário. No entanto, os de Alvalade haveriam de, a pouco e pouco, equilibar a partida, com o domínio da posse de bola e boas jogadas de ataque à baliza de Marcos, até que Romagnoli acabou por empatar a partida, aos 19'. Uma grande penalidade inexistente sobre o argentino, que Lucílio Baptista assinalou, e o próprio Romagnoli a fazer o 1-1. O Sporting continuava a carregar em cima de um Marítimo que demasiado cedo se remeteu ao seu meio-campo e poucas vezes conseguia sair com a bola controlada desde o seu meio-campo, com Veloso a ser, uma vez mais, a corrente que fazia trabalhar a máquina «verde-e-branca», afinando todas as movimentações ofensivas que a sua equipa lá ia conseguindo.


Na 2ª Parte, o Sporting revelou o dom da paciência perante um Marítimo que parecia contente com o empate e, atacando depressa e bem, ia construindo boas jogadas de perigo para poder marcar o golo que lhe daria o 2º lugar na tabela classificativa. Esse surgiu em autêntica carambola, num número digno de circo: um alívio de Ricardo Esteves ressalta em Romagnoli, à entrada da área, e entra na baliza de Marcos que, escorregando, se revelou incapaz de evitar o 2-1 (52'). A equipa leonina revelava boa forma, com mais oportunidades nos minutos seguintes, mas a falta de pontaria e o poste da baliza maritimista evitaram mais tentos. A gestão veio a seguir, com o Sporting a garantir a tranquilidade atacando a espaços e mantendo a posse de bola durante o resto da partida. O Marítimo ainda haveria de criar algum perigo, através de lances de bola parada, mas revelar-se-ia incapaz de, pelo menos, empatar o jogo.


O Sporting está agora na 2ª posição do campeonato, mercê desta vitória diante do Marítimo e da derrota do Vit. Guimarães frente ao F.C. Porto. «Leões» e vimaranenses dividem o segundo lugar com 49 pontos. Já da parte dos madeirenses, complica a sua luta pelo acesso à Taça UEFA, estando mais longe desse objectivo no final desta jornada.




FICHA DE JOGO


Bwin Liga, 28.ª jornada
Estádio José Alvalade, em Lisboa
Hora: 20:30
Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)


SPORTING: Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga e Grimi; Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov e Romagnoli; Yannick Djaló e Liedson.
Suplentes: Tiago, Gladstone, Ronny, Farnerud, Pereirinha, Vukcevic e Rodrigo Tiuí.
Treinador: Paulo Bento.

MARÍTIMO: Marcos, Ricardo Esteves, Gregory, Van der Linden e Evaldo; Bruno, Olberdam e Márcio Mossoró; João Luiz, Fogaça e Fábio Felício.
Suplentes: Marcelo, Ediglê, Briguel, João Guilherme, Marcinho, Anderson e André Pinto.
Treinador: Sebastião Lazaroni.



Sem comentários: