domingo, 27 de abril de 2008

OLHEIRO GAZETA DO FUTEBOL


LUÍS SUÁREZ
NA SOMBRA DE HUNTELAAR




Nome: Luis Alberto Suárez Diaz
Nacionalidade: Uruguai
Data de Nascimento: 1987-01-24
Naturalidade: Salto - Uruguai
Posição: Médio de Ataque
Altura: 175 cm
Peso: 70 kg
Clube: Ajax




DAVID FERNANDES



Luís Suarez iniciou a sua carreira no Clube Nacional de Football no Uruguai em 2003. Em 2005, ascendeu à equipa profissional e adquiriu muito rapidamente o estatuto de titular. Em 29 jogos marcou 12 golos e ajudou o seu clube a sagrar-se campeão nacional do Uruguai. A ascensão deste jovem atacante fez dele a cobiça de muitos clubes nacionais e internacionais.

O Groningen foi o clube que conseguiu assegurar os serviços do jovem uruguaio por 800.000 Euros. O craque sul-americano voltou a impressionar na sua chegada à Holanda e o seu nome esteve de novo na boca de muitas equipas como reforço.

A 9 de Agosto de 2007, o Ajax contratou Luís Suárez por 7,5 milhões de euros. Alguns problemas burocráticos impediram o médio ofensivo de ser utilizado pelo Ajax. A sua estreia deu-se na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões frente ao Slavia de Praga. A eliminação do clube holandês da prova milionária não desanimou o uruguaio que está a realizar uma excelente temporada.

Luís Suárez estreou-se pela selecção do Uruguai a 8 de Fevereiro de 2007 numa vitória por 3-1 frente à Colômbia. O jogo não é de boa memória para a jovem estrela que acabou por ser expulso. Mas na caminhada para o Mundial 2010, Suárez soma dois golos frente a Bolívia e Chile em quatro jogos.

Suárez é um jovem futebolista uruguaio em ascensão que promete ser uma das grandes referências atacantes do futebol europeu. O seu nome é pouco conhecido devido á notoriedade da estrela Huntelaar mas os 17 golos, esta época, são sinal de qualidade.





Sem comentários: