quinta-feira, 17 de abril de 2008

ESPANHA: TAÇA DO REI É DO VALÊNCIA




COM MIGUEL A TITULAR E CANEIRA ENTRADO NA 2ª PARTE, A EQUIPA «CHE» DERROTOU O GETAFE POR 3-1 NA FINAL DA TAÇA DO REI. MUITO LONGE DAS COMPETIÇÕES EUROPEIAS NA LIGA ESPANHOLA, A TURMA DE KOEMAN GARANTE, COM ESTE TROFÉU, O ACESSO DIRECTO À TAÇA UEFA.




JOSÉ PEDRO PINTO




O Valência conquistou a 7ª Taça do Rei do seu palmarés na noite de ontem, após derrotar, na final, o Getafe por 3-1. A equipa onde alinham os portugueses Miguel e Marco Caneira (sólida exibição de ambos) conseguiu assim um troféu que pode salvar uma época desastrosa (16º lugar na Liga Espanhola). A vitória, para além de um troféu muito disputado em Espanha, garante à equipa treinada por Ronald Koeman o acesso directo à edição do próximo ano da Taça UEFA.


Numa partida que se disputou no Vicente Caldéron, em Madrid (reduto do Atlético madrileno), a eficácia madrugadora do Valência decidiu o resultado final. Aos 11', já vencia por 2-0 (golos de Mata e Alexis). No entanto, uma grande penalidade convertida pelo Getafe em cima do minuto 45' relançou a final, com Granero a fazer o 2-1. Na 2ª Parte, a pressão da turma de Laudrup intensificou-se e surgiram duas boas oportunidades para o empate, prontamente salvas pela barra e pelo guarda-redes alemão Hildebrand. E foi em contra-ataque que Morientes sentenciou a partida, aos 83', batendo Ustari, e fazendo o 3-1 final.


Após a partida, que assinalou a quarta final vencida por Ronald Koeman, o técnico holandês preferiu dedicar o título a todos os que têm vindo a sofrer com a péssima campanha da equipa «che»: "Dedico este título a todos os que têm sofrido e também à minha família, porque ser treinador é algo muito complicado". Sobre a partida, Koeman salientou a boa exibição de toda a equipa. "Estou contente porque estivemos bem e entrámos fortes no jogo. Aproveitámos a primeira oportunidade, mas o penalty para o Getafe veio complicar as coisas. Logo a seguir, com o Villa, poderíamos ter sentenciado a partida". Já sobre o futuro do Valência, o holandês espera que se possa agora "trabalhar com mais tranquilidade", mas também comentou os rumores que o colocam fora do Mestalla no final da época: "Até hoje ninguém me disse nada. Sei que, por vezes, os rumores acabam por ser verdade, mas se precisarem de me dizer alguma coisa, amanhã de tarde estarei por casa", ironizou Ronald Koeman.




FONTES

Sem comentários: