sábado, 5 de julho de 2008

APITO FINAL: CJ EM CONFLITO NÃO DELIBERA SOBRE RECURSOS



OS RECURSOS DE BOAVISTA E PINTO DA COSTA NÃO FORAM DELIBERADOS. À 1H00M DA MADRUGADA, A SICNOTÍCIAS ADIANTOU A INFORMAÇÃO DO CANCELAMENTO, AO FIM DA TARDE, DA REUNIÃO DO CJ, SEM RESOLUÇÃO FINAL DOS CASOS DE RECURSO PENDENTES.



JOSÉ PEDRO PINTO




Não há decisões finais do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) no que concerne ao processo «Apito Final». A SICNOTÍCIAS acabou de adiantar a informação de que a reunião do CJ foi cancelada ainda ao fim da tarde desta sexta-feira, sem decisões, e com um clima tenso. Em causa a participação do conselheiro João Abreu na votação dos recursos, contestada tanto pelo Boavista como por Jorge Nuno Pinto da Costa.


Essa mesma situação obrigou Gonçalves Pereira, presidente do CJ da FPF, a cancelar o encontro, na medida em que João Abreu não atendeu ao pedido do líder deste órgão de se auto-excluir da votação. Recorde-se que João Abreu foi o relator do caso F.C. Porto – Est. Amadora, o que provocou o protesto tanto de Boavista como de Pinto da Costa, alegando ambas as partes incompatibilidade do também perito da Comissão do Estatuto, da Inscrição e Transferência de Jogadores do Sindicato de Jogadores e exigindo a sua escusa da análise do processo.


Dessa forma, e inviabilizada a reunião por falta de condições para as deliberações mais importantes da ordem de trabalhos (o que constará da acta), Gonçalves Pereira optou por finalizar o encontro, sentindo-se desautorizado, e abandonou as instalações da FPF por volta das 20h. Os restantes elementos (pelo menos cinco dos sete elementos que compõem o órgão) permaneceram na sede da FPF, fora do âmbito da reunião do CJ, pelo menos até à hora do fecho da edição desta notícia.


Os pontos principais da ordem de trabalhos da reunião do CJ para o dia de hoje, que começou às 16h, prendiam-se com os recursos já referidos de Boavista e Pinto da Costa, mas esses mesmos casos só começaram a ser deliberados por volta das 23h, logo a seguir a uma breve pausa para jantar por parte dos membros do órgão. Até essa hora, já tardia e que adivinhava uma noite longa na sede da FPF, em Lisboa, o CJ, já sem o seu presidente, optou por deliberar sobre outros casos que também foram trazidos à ordem de trabalhos: um protesto apresentado pela Associação São Pedro da Cova e mais três recursos (referentes ao júnior do Sporting, André Martins, ao antigo árbitro de 1ª Categoria João Vilas-Boas e ao atleta de futsal do Belenenses, Pedro Cary).


O apronto desta reunião, que acabou sem decisões e com muita tensão à mistura, tinha começado às 16h. Duas horas depois, por volta das 18h, o encontro chegou ao seu fim, sem o presidente do CJ e sem sustento legal para a sua prossecução. Desconhece-se, ainda, se outra reunião terá sido agendada para, num futuro próximo, se poder deliberar sobre os recursos em causa o que, no caso do clube do Bessa, faz colocar em suspenso a homologação dos campeonatos profissionais de futebol relativos à época 2007/2008.



Sem comentários: