sexta-feira, 18 de julho de 2008

ESTA SEMANA, ESCREVO EU...


EM TEMPO DE POLÉMICAS, UM CUMPRIMENTO AOS ESTREANTES



Será este facto assim tão fenomenal, tão incrível para estar a ser falado na Gazeta do Futebol? Parece-me óbvio que sim. Em 22 anos vi muitos clubes na Primeira Liga, mas quase sempre mais do mesmo. Creio que raramente vi subir um clube que já não tivesse estado, muitas vezes na época anterior, na Primeira Divisão. Acho que ver sangue-novo é sempre positivo, acho que é mais um sinal de que o futebol nacional está cada vez mais competitivo.



ANDRÉ MATOS LEITE



Vivemos tempos conturbados no futebol português. Vivemos na dúvida de punições, de descidas de divisão, de pontos perdidos ou de entidades ilibadas. Com toda a controvérsia gerada em Portugal às vezes parece que será uma época de pesadelo aquela que se avizinha. No entanto, acho que há acontecimentos de louvar que farão cedo esquecer todas as polémicas que nos acompanham até ao começo da Liga Sagres, 2008/09.

Clube Desportivo Trofense. Um clube que, provavelmente, até hoje não era muito conhecido em terras lusitanas. Ainda há 16 anos, estava o Trofense nos escalões nacionais inferiores do desporto-rei português. Agora, está prestes a fazer a estreia no principal palco do futebol nacional. É de louvar o empenho que levou um clube a escalar, em apenas 16 anos, a montanha até ao topo das divisões nacionais.

Será este facto assim tão fenomenal, tão incrível para estar a ser falado na Gazeta do Futebol? Parece-me óbvio que sim. Em 22 anos vi muitos clubes na Primeira Liga, mas quase sempre mais do mesmo. Creio que raramente vi subir um clube que já não tivesse estado, muitas vezes na época anterior, na Primeira Divisão. Acho que ver sangue-novo é sempre positivo, acho que é mais um sinal de que o futebol nacional está cada vez mais competitivo. O Trofense é um clube que espero ver em acção, dos poucos que planeio ver ao vivo, um clube que espero (ainda que não o tenha visto jogar ainda) que consiga permanecer no topo do futebol português.

Esta época que passou trouxe algumas surpresas. Os suspeitos do costume para chegarem à Liga dos Campeões não foram os que atingiram a “Champions”. Benfica ficou pelo caminho e Guimarães vai à terceira pré-eliminatória. Isto não é importante (afinal ainda me lembro de ver o Boavista como campeão português nessa mesma prova), mas é importante o facto de me parecer que é um feito que os vimaranenses podem conseguir repetir já esta época. O Trofense subiu à Primeira Liga pela primeira vez na sua história. Espero sinceramente que 2008/09 nos traga mais surpresas agradáveis como esta, é isto que traz interesse ao futebol português, é isto que faz do futebol o desporto-rei, bem mais do que a eterna competição entre os “três grandes”.


Sem comentários: