quinta-feira, 10 de julho de 2008

INTERNACIONAL: RONALDO APOIADO POR BLATTER




O PRESIDENTE DA FIFA ESTÁ AO LADO DO CRAQUE PORTUGUÊS QUANTO AO SEU DESEJO DE SAIR PARA O REAL MADRID E INSURGE-SE CONTRA O QUE DENOMINA DE "ESCRAVATURA" DE JOGADORES DE FUTEBOL.



JOSÉ PEDRO PINTO



Joseph Blatter, presidente da FIFA, apoia Cristiano Ronaldo no seu desejo de se mudar para Madrid. O líder máximo do futebol mundial ataca duramente o Manchester United por não deixar sair o jogador português para o Real Madrid, sendo essa a sua vontade, e insurge-se contra os contratos de longa duração e elevadas cláusulas de rescisão como forma de os clubes conseguirem segurar os atletas mais importantes.


Para Blatter, a vontade de Cristiano Ronaldo deve ser levada em conta pelo campeão inglês porque "se o jogador quer jogar noutro lugar, deve ser encontrada uma solução, porque se ele está num clube onde não se sente confortável, então isso não é bom nem para o jogador nem para o clube". O presidente da FIFA expressou também a sua solidariedade para com Ronaldo, apelando ao Manchester United um diálogo com o atleta e com o Real Madrid: "Como presidente da FIFA, estou solidário com Ronaldo, absolutamente".


Na base da tomada de posição de Sepp Blatter está o facto de a lei Bosman ter recolhido, da parte dos clubes, pouca aceitação, levando-os a acordar, com os jogadores, o estabelecimento de contratos de longa duração e cláusulas de rescisão elevadas. "A lei Bosman (que abriu portas á livre circulação de jogadores na União Europeia) fez os clubes assinar contratos de longa duração, de tal forma que quando o jogador quer mudar não tem outra solução que não cumprir os anos de contrato que lhe restam", afirmou o presidente da FIFA, indo mais longe na sua argumentação e afirmando que estamos perante uma forma de "escravatura moderna": "No futebol há demasiada «escravatura moderna», transferindo e comprando jogadores aqui e ali, e colocando-os num determinado sítio. Mas estamos a tentar intervir nesse tipo de casos".




FONTES




Sem comentários: