terça-feira, 30 de setembro de 2008

ANÁLISE DA JORNADA

4ª JORNADA: LEIXÕES, NACIONAL E SPORTING PARTILHAM LIDERANÇA, COM F.C. PORTO E BENFICA A UM PONTO




PATRÍCIA MARTINS


O dérbi lisboeta aproximou as contas do campeonato: com a derrota do Sporting, o Porto consegue ficar a um ponto dos leões, assim como o Benfica que beneficia da mesma situação. O Nacional perdeu a oportunidade de se isolar em primeiro lugar e continua com os mesmos pontos de Sporting e Leixões que se junta ao grupo da liderança. Trofense continua com zero pontos.


F.C. PORTO 2-0 PAÇOS DE FERREIRA


Os dragões venceram na abertura da jornada e aproximaram-se dos leões que foram derrotados pelo Benfica. Raul Meireles foi um dos obreiros da vitória ao marcar o primeiro golo (13´) e a fazer um excelente passe para o segundo golo, concretizado por Hulk. Uma vitória esperada diante de um Paços que continua com apenas um ponto somado.



SP. BRAGA 1-1 NAVAL


Os minhotos entraram bem na partida e conseguiram ficar em vantagem logo ao minuto 15, com um golo marcado por Meyong. No entanto, com o decorrer da partida a desilusão voltou. A Naval nunca perdeu a noção do que pretendia, soube ocupar os espaços e aguardar pelo momento certo, sem se precipitar num terreno difícil. Já perto do final foi assinalada uma grande penalidade que Bruno Lazaroni marcou sem falhar (83´). Um percurso irregular do Sporting de Braga que não tem estado ao nível que se esperava.



V. SETÚBAL 1-0 RIO AVE


Os sadinos venceram o Rio Ave com um golo de Ricardo Chaves (65´). Ainda não foi na deslocação ao Bonfim que a equipa nortenha conseguiu vencer nesta época. As duas formações apresentaram estratégias idênticas, o que aliado ao mau tempo tornou o jogo monótono. Contudo, pode-se dizer que a equipa de Faquirá foi superior a tempos à de Vila do Conde e merece, assim, os três pontos.


BENFICA 2-0 SPORTING


Os encarnados venceram o derby da jornada e acompanham o Porto na perseguição ao primeiro lugar. Os golos foram apontados por Reyes (66´) e Sidnei (71´). Esta vitória, depois de três anos sem vencer o Sporting na Luz, pode trazer alguma motivação extra ao emblema da águia.



MARÍTIMO 2-0 ACADÉMICA


Os madeirenses foram uns justos vencedores perante uma briosa com poucas soluções, que apresentou um futebol desconectado e sem grandes objectivos. Num fraco jogo no estádio dos Barreiros, Marcinho faz o primeiro golo do Marítimo nesta época 2008/2009 aos 42 minutos. Já em cima do minuto 90, Djalma alargou a vantagem.


NACIONAL 1-2 E. AMADORA


O Nacional perdeu uma boa oportunidade de se isolar na liderança da tabela classificativa. O Estrela da Amadora foi à Madeira confiante e disposto a dar luta para arrancar os três pontos. Conseguiu-o com dois golos de Vidigal (21´e 70´). Ao Nacional nada corria bem e aos 82 minutos Alonso desperdiçou uma grande penalidade. Só em períodos de descontos Nené conseguiu reduzir, mas esse golo não chegou para evitar que o Estrela trouxesse os três pontos da Choupana.



TROFENSE 1-3 V. GUIMARÃES


Tudo fazia prever que seria uma partida sem sobressaltos para o Guimarães, quando aos 33 minutos marcaram o primeiro golo, através de Douglas, e no minuto seguinte aumentaram a vantagem por Luciano Amaral. O trofense, mesmo a jogar em casa, não teve capacidade de reacção aos dois golos sofridos e parecia resignado, quando no minuto 82 Lipatin reduziu, fazendo o 2-1. O encontro foi relançado e a emoção apoderou-se de jogadores e adeptos até ao final da partida. Mas já em tempo de compensação Douglas bisou e fechou a conta em 3-1 para os vimaranenses. A formação da Trofa continua sem nenhum ponto nesta que é a época de estreia no escalão principal do futebol português.


BELENENSES 0-1 LEIXÕES


A equipa do Restelo acusou a insegurança dos maus resultados que tem alcançado esta época e acabou por perder o jogo. O Leixões, sem fazer um jogo excepcional conseguiu segurar o adversário, mesmo quando este tentou reagir e acabou por marcar um golo de alto nível: Fraga rematou com sucesso a 15 minutos do final do encontro. Depois foi só gerir o resultado. No fim desta quarta jornada o Leixões junta-se a Sporting e Nacional na liderança da Liga Sagres.



Confira aqui a tabela classificativa.

Sem comentários: