segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O FUTEBOL LÁ FORA




GUILHERME BRAZ


Mais uma semana com futebol lá fora. A jornada europeia fica, inevitavelmente, marcada pelo derby de milão, que opôs o AC Milan ao Inter de José Mourinho, que saiu derrotado. Cristiano Ronaldo estreou-se a marcar na premier league, bem como Bosingwa. De resto, surpresas entre os favoritos não foram muitas, à excepção da liga francesa, onde todos os candidatos, à excepção dos heptacampeões do Lyon, cederam pontos.


LIGA INGLESA


Soube muito a Portugal esta jornada 6 da "Premier League". Cristiano Ronaldo voltou a colocar o Man Utd na senda das vitórias, desta feita com um golo (de pénalti) e uma primorosa assistência (de calcanhar) para Rooney fazer o 2-0, resultado final. De resto, os "grandes" pouco falharam esta jornada. Chelsea foi ao terreno do Stoke vencer por 0-2. Bosingwa marcou o seu primeiro golo pelos "blues" e ainda viu Anelka "matar" o jogo. Mais um golo para o francês, a provar que está num bom momento. Quem também está em excelente plano é Fernando Torres. O espanhol decidiu o derby de Liverpool, marcando os dois golos para a equipa de Rafa Benitez, e derrotando, assim, a equipa do Everton. Destaque ainda para o Arsenal, que não conseguiu levar de vencida a equipa do Hull. "The tigers" continuam a surpreender o mundo de futebol, e o "português" Geovanni marcou um grande golo. Cousin marcou o golo da vitória pa o Hull, enquanto que os "gunners" apenas conseguiram marcar com um auto-golo. O campeonato é liderado por Chelsea e Liverpool, com 14 pontos cada.

Ver resultados da liga inglesa aqui



LIGA ITALIANA


O derby milanês, o primeiro de Mourinho, dominou todas as atenções nesta jornada do "calcio". Ancellotti levou a melhor sobre "il speciale", ao vencer por 1-0. O golo foi marcado por Ronaldinho, que se estreou a marcar pelos "rossoneros". Kaká, o mágico brasileiro, assinou uma exibição de gala, tendo sido eleito como o melhor em campo. Com Quaresma em campo, a verdade é que o Inter tudo fez para inverter o resultado e, mesmo jogando com dez (Burdisso levou duplo amarelo), teve boas oportunidades para, pelo menos, empatar o jogo. À atenção do Benfica, o Nápoles foi vencer fora a equipa do Bolonha, com um golo "ao cair do pano" de Denis. Uma vez mais a Sampdória roubou pontos aos "grandes", desta feita à equipa da Juventus, que não foi além do nulo na partida. Uma palavra para as equipas de Roma. AS Roma e Lázio (que lidera isoladamente o campeonato) venceram por 2-0 e 1-3, respectivamente.


Ver resultados da liga italiana aqui



LIGA ESPANHOLA


Na liga de "nuestros hermanos", os favoritos tiveram que sofrer para vencer as suas partidas. O destaque da jornada vai para mais um derby, desta feita um derby "catalán". Espanhol e Barcelona defrontaram-se na catalunha, e a equipa de Guardiola saiu vencedora. Num jogo que ficou marcado pela violência (a partida esteve interrompida durante mais de dez minutos devido a um petardo que foi atirado de uma bancada para a outra), e pela polémica, já que o pénalti decisivo cobrado por Messi é inexistente. Os outros golos foram marcados por Coro para o Espanhol e por Henry, para o "Barça". O Real Madrid venceu o Bétis (com Ricardo no banco) por igual resultado. Heinze inaugurou o marcador, mas o empate surgiu, já na segunda parte, por Sergio García. Os sevilhanos, a jogar com mais um por expulsão de Marcelo, não aguentaram a pressão madrilena e, já nos descontos, o inevitável Van Nistelrooy garantiu a vitória para os homens de Schuster. O Valência, que recebe o Marítimo na próxima Quinta-Feira, continua numa onda goleadora. Villa bisou e leva já seis golos no campeonato. Mata e Joaquín assinaram os outros dois tentos com que o Valência ganhou o jogo (4-2) ao Deportivo La Coruña. Na liderança de "la liga" tudo na mesma: Villarreal e Valência partilham o primeiro lugar, com 13 pontos cada.


Ver resultados da liga espanhola aqui




LIGA ALEMÃ


O Bayern Munique voltou a perder na "Bundesliga". Depois da humilhante derrota em pleno Allianz Arena contra o Werder Bremen, desta feita os campeões alemães perderam por 1-0 contra o Hannover 96. Outro jogo que, a priori, geraria algum interesse nesta jornada era o Werder Bremen - Hoffenheim. E foi um grande jogo. Emoção até ao último minuto, com os "verdes" a vencerem por incríveis 5-4. Ozil foi, uma vez mais, o jogador em destaque, ao bisar na partida. O Leverkusen sofreu, mas venceu, no terreno do Bochum. Helmes voltou a marcar, após o "hat-trick" da passada jornada, e lidera a lista dos goleadores na "Bundesliga". Destaque ainda para o Schalke 04 que cedeu, frente ao Colónia do português Petit, a liderança ao Hamburgo (venceu 1-0) ao perder pela margem mínima (1-0).


Ver resultados da liga alemã aqui




LIGA FRANCESA


Na liga francesa, tudo na mesma. O Lyon continua destacado na liderança do campeonato com dois pontos de vantagens sobre o segundo classificado, Toulouse, e menos um jogo. O Lyon venceu em casa o Nancy por 2-1, graças à inspiração da dupla Benzema (melhor marcador do campeonato) e Fred, que marcaram um golo cada. Berenguer reduziu para o Nancy. A vitória ainda soube melhor aos "leões", já que nenhum dos candidatos à Ligue 1 conseguiu vencer. Marselha, Bordéus e Mónaco empataram, enquanto que o PSG cedeu nova derrota no "championnat".


Ver resultados da liga francesa aqui



Sem comentários: