sábado, 20 de setembro de 2008

LIGA SAGRES: SPORTING VENCE COM POSTIGA EM GRANDE



NO CLÁSSICO DE LISBOA, O SPORTING DESPACHOU O BELENENSES COM DOIS GOLOS, É LÍDER (À CONDIÇÃO) E VIU UM POSTIGA COM PÉ QUENTE A MARCAR UM GOLO E A ESTAR NA ORIGEM DO OUTRO.



JOSÉ PEDRO PINTO



O Sporting venceu, esta noite, o Belenenses por 2-0, em Alvalade. Na partida que inaugurou a 3ª Jornada da Liga Sagres, o «leão» saiu triunfante do clássico lisboeta, com golos de Postiga e Romagnoli, registando uma boa exibição e justificando os três pontos amealhados contra um Belenenses que quase ou nada ameaçou as redes à guarda de Rui Patrício. O Sporting esperará agora pelo resultado de segunda-feira do Nacional da Madeira em Guimarães para saber se termina a jornada como líder isolado da Liga Sagres.

A 1ª Parte foi inteiramente dominada pelos pupilos de Paulo Bento, que demonstraram um melhor futebol nos primeiros 20’ da partida, não obstante o facto de não terem concretizado as oportunidades de que dispuseram. Postiga começou a noite a falhar um golo certo, logo aos 6’, após boa desmarcação de Rochemback. O Belenenses de Mior tinha prometido um jogo aberto frente aos «leões» mas a estratégia adoptada colocava os do Restelo a jogar nos seus últimos 30 metros, algo que o Sporting soube aproveitar para criar perigo, através de bolas paradas, com Rochemback em claro destaque, mas sobretudo pelas alas. De resto, foi mesmo pela extrema-esquerda que se começou a fabricar o 1-0: Romagnoli cruzou para a grande-área, Djaló assistiu Postiga que, em posição de fora-de-jogo, não desperdiçou, abrindo o marcador. Estava decorrido o minuto 34’.

A entrada de Vukcevic logo no reatamento da partida, por troca com o lesionado Izmailov, marcou o regresso do montenegrino ao «11» do Sporting e a equipa mostrou mais rapidez e força nas transições ofensivas. Tanto que, aproveitando ainda o espaço em demasia dado pela defensiva de Belém, Postiga sofreria grande penalidade de Maikon (duvidosa) e Romagnoli marcaria o 2-0 no seguimento (50’). Foi tempo de o Sporting se soltar mais, com o resultado controlado, e criar mais chances para sentenciar a partida, com remates de Romagnoli e Moutinho que não deram golo e com Vukcevic a evidenciar bons pormenores e entrosamento com o resto da equipa. O Belenenses ainda ameaçou por duas vezes, com Patrício a negar o golo a Silas e a Mano, mas o resultado não se alteraria até ao final.

O Sporting acaba por somar a sua terceira vitória em outros tantos jogos para o campeonato e, na próxima jornada, há novo clássico na Luz com o S.L. Benfica. Já em relação ao Belenenses, recebe em casa o Leixões em busca da primeira vitória na Liga Sagres.



FICHA DE JOGO


Liga Sagres, 3.ª jornada
Estádio José Alvalade, Lisboa
Hora: 20.30
Árbitro: Elmano Santos (Madeira)


SPORTING: Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga e Caneira; Rochemback, João Moutinho, Romagnoli e Izmailov; Yannick Djaló e Hélder Postiga.
Suplentes: Ricardo Batista, Pedro Silva, Ronny, Miguel Veloso, Pereirinha, Vukcevic e Tiuí.
Treinador: Paulo Bento.


BELENENSES: Júlio César; Carciano, Alex e Matheus; Mano e Gabriel Gómez; Silas, Zé Pedro e Maykon; Wender e Porta.
Suplentes: Costinha, Vanderlei, Edimilson, Vinícius, Roncatto, Júnior Negão e João Paulo Oliveira.
Treinador: Casemiro Mior.



Sem comentários: