terça-feira, 28 de outubro de 2008

ANÁLISE DA JORNADA

JORNADA 6: PORTO E SPORTING PERDEM PONTOS E PERMITEM A LIDERANÇA DE NACIONAL E LEIXÕES


PATRÍCIA MARTINS


F.C. Porto perde pela primeira vez neste campeonato, frente a um Leixões que se coloca no topo da classificação. Já o Sporting não vai além de um empate sem golos e com mau futebol no terreno de Paços de Ferreira, enquanto o Benfica consegue vencer só depois de muito sofrimento. Quem sai a ganhar é o Nacional e os matosinhenses que não parecem querer descolar da luta pelo cimo da tabela. Destaque ainda para o Braga que ao fechar a 6ª jornada goleia em casa e mostra que está disposto a mostrar também a nível interno as boas prestações que tem tido na Taça UEFA. Nos lugares dos aflitos encontram-se o recém promovido Trofense e os castores de Paços de Ferreira.


TROFENSE 0-0 ACADÉMICA

Num jogo sem qualidade, o Trofense conseguiu o seu primeiro ponto na Liga Sagres. A equipa da casa não quis arriscar e apenas a 20 minutos do final da partida, quando um jogador adversário foi expulso, é que deu sinais de existir uma linha ofensiva. Já a Académica em todo o jogo se mostrou retraída. No final ninguém ganhou, mas o futebol perdeu muito com um cenário destes como o que se viveu na Trofa.



BELENENSES 1-1 V. GUIMARÃES

Com uma divisão de pontos que acaba por assentar bem às duas equipas, este jogo resume-se num nome: Zé Pedro. O Jogador do Restelo foi infeliz ao marcar um auto-golo, mas redimiu-se na conversão de uma grande penalidade que devolveu a igualdade ao marcador. De referir ainda que, embora não tenha vencido, o Belenenses com Pacheco mostrou uma nova atitude com mais garra e vontade de jogar para ganhar.



F.C. PORTO 2-3 LEIXÕES

Ainda o relógio marcava meia hora de jogo e já o Porto contava com um a desvantagem de 2 golos. Mais tarde ainda conseguiu recuperar fazendo o 2-2, mas os matosinhenses mostraram que queriam sair do Dragão com os três pontos. O Leixões foi surpreendentemente vencer e destronar os azuis e brancos do 1º lugar. A equipa de José Mota é um justo vencedor face a uma F.C. do Porto mais fraco dos últimos tempos que perde pela primeira vez neste campeonato.


MARÍTIMO 1-1 RIO AVE

Numa primeira parte com muitas falhas de ambos os lados, a visita dos Vila-Condenses à Madeira acabou com um empate. Aos 75 minutos Niquinha adiantou-se no marcador ao aproveitar um ressalto na frente da baliza e fazer o golo para o Rio Ave. A três minutos do apito final Baba marca para o Marítimo e fecha o resultado em 1-1. No final das contas, as duas equipas saíram a perder e sem beneficiar do resultado.


NACIONAL 1-0 V. SETÚBAL

O jogo foi bem disputado e houve equilíbrio no encontro. Na segunda metade o Nacional arriscou mais e foi feliz. Aos 78 minutos o brasileiro Nené faz o golo da vitória insular. Os sadinos regressam ao continente na segunda metade da tabela, enquanto os madeirenses do Nacional encontram-se no topo da classificação, com os mesmos pontos do Leixões.



BENFICA 2-1 NAVAL

O Benfica sofreu para conseguir a vitória. Na primeira metade a Naval soube ocupar todos os espaços da melhor maneira, no entanto, perto do intervalo, a formação da Luz conseguiu ganhar mais velocidade e criar perigo através de Reyes. Apenas ao minuto 70 Luisão coloca a águia em vantagem ao cabecear para o fundo das redes após um cruzamento de um livre. Mas Marcelinho não perde tempo e faz o empate (83´). A quatro minutos do final Cardozo, com mais um belo cabeceamento, faz o resultado final. O Benfica consegue três importantes pontos e fica na frente dos rivais Porto e Sporting.



P. FERREIRA 0-0 SPORTING

As duas equipas lutaram durante os 90 minutos. Mas não passou disso, uma luta. O mau estado do terreno também não ajudou a uma qualidade de jogo melhor e o encontro acabou com um nulo no marcador. O Sporting perdeu a oportunidade de subir na classificação, ultrapassando os dragões e igualando o Benfica. Com 10 pontos e há três jogos sem ganhar, a equipa leonina está em quinto lugar. Já o Paços de Ferreira continua nos lugares de despromoção.



SP. BRAGA 5-0 E. AMADORA

O Braga está em semana de goleadas! Após a vitória na UEFA frente ao Portsmouth, os bracarenses esmagaram a Estrela da Amadora com uma mão cheia de golos sem resposta. Uma boa prestação da equipa da casa, mostra que a equipa está em fase de progressão não apenas em provas europeias, mas também para consumo interno. Três pontos justos e bem regados com festejos de golos. Ainda assim, continua em oitavo lugar, abaixo do rival desta jornada.


Confira aqui a classificação detalhada.

Sem comentários: