segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O FUTEBOL LÁ FORA





GUILHERME BRAZ



E ao fim de mais de quatro anos e meio... O Chelsea voltou a perder em Stamford Bridge para a Premier League. Numa série de 86 jogos em que passaram invictos Ranieri, Mourinho, Avraam Grant e Scolari, o último pôs fim à marca, após derrota com o Liverpool. Na Itália tudo mais equilibrado após empate do Inter e na França já se fala em crise no Lyon. A equipa já não ganha para o "Championnat" há três jogos consecutivos. Em Espanha, Simão brilhou mais do qualquer outro português na europa. Dois golos e duas assistências no fantástico Atl.Madrid vs Villareal, que acabou com quatro golos para cada emblema. Aqui fica o resumo dos campeonatos do "velho continente".

Liga Inglesa

No jogo grande da "Premier League", o Chelsea disputava a liderança isolada do campeonato com o Liverpool, e a vitória sorriu aos "reds". Um golo solitário de Xabi Alonso, aos dez minutos da 1ª parte, bastou para que os homens de Rafa Benitéz levassem de vencida "Big Phil" que incluiu Deco, Carvalho e Bosingwa no onze dos "blues". O Liverpool lidera isolado a liga de "Barclays", com 23 pontos, mais três que o Chelsea...e do que o Hull City. Fantástico campeonato para os recém-promovidos do Hull que levaram de vencida o Wigan, com três golos sem resposta. Quem perdeu uma boa oportunidade para se aproximar do Chelsea foi o Manchester United. A equipa de Sir Alex Ferguson esteve a vencer o Everton por um a zero com um golo de Fletcher. O jogo parecia controlado mas os "red devils" complicaram-no, e Fellaini, aos 64 minutos fez o golo do empates para a equipa de Liverpool. Já o Arsenal não facilitou e venceu fora o West Ham por 0-2. Faubert marcou na própria baliza e o inevitável Adebayor matou o jogo, já para lá dos 90 minutos. O Tottenham, já sem Juande Ramos no comando técnico, logrou por fim vencer na Premier League (2-0 com golos de Pavlyuchenko e Bent). Uma última palavra para Robinho que continua a calar as críticas que diziam que o "City" seria um passo atrás na sua carreira. 58 minutos bastaram para o génio paulista fazer o que não havia alcançado em Madrid: o seu primeiro "hat-trick".

Veja os resultados da liga inglesa aqui


Liga Italiana

No Calcio, tudo mais equilibrado. O Inter cedeu pontos, e os principais rivais não perderam a oportunidade de se aproximar de "il speciale". O "Internazionale" não foi além de um empate a zero com a Génova, cada vez mais uma certeza na Serie A. Milan e Juventus nãos se fizeram rogados e aproveitaram o deslize "nerazurri" para se aproximarem da liderança do campeonato, com ambos a venceram por um golo sem resposta o Atalanta (golo de Kaka) e o Torino (golo de Amauri), respectivamente. Num jogo muito "celeste" o Nápoles foi ao Olimpico de Roma vencer a Lazio pela margem mínima, com golo de Siviglia. De resto foi uma jornada negativa para os romanos já que o AS Roma, depois da goleada caseira ante o Inter, foi surpreendida pelo agora líder Udinese. 3-1 foi o resultado. A Serie A está ao rubro com os primeiros cinco emblemas a distarem apenas em um ponto entre si.

Veja os resultados da liga italiana aqui


Liga Espanhola

Na "Liga BBVA" houve golos para dar e vender nos jogos dos principais candidatos ao título. O Real Madrid sofreu mais do que esperava ante o Atlético de Bilbau. Os madrilenos estiveram a vencer por 2-0 com golos de Sneyder e Higuaín, mas permitiram o empate aos bascos. Valeu, já na segunda parte, Gonzalo Higuaín que voltou a marcar (primeiro "doble" de El Picita) e deu a vitória aos "blancos". Bem mais tranquila foi a recepção do Barça ao Almería. Em Camp Nou, os "blaugrana" continuam a provar que são, realmente "més que un club". 5-0 foi o resultado final, fixado na primeira metade do encontro. Eto'o foi o "herói" da partida, ao assinar três dos cinco tentos do "Barça". Henry e Dani Alves encarregaram-se de marcar os restantes golos do encontro. Mas o nosso destaque em "la liga" vai para o Simão Sabrosa. Depois de golos ante Real Madrid e Liverpool, a o ex-jogador do Benfica voltou a encantar em Espanha. Desta feita, frente ao Villarreal, Simão marcou dois golos de belo efeito, e ainda fez a assistência para os golos de Forlán e Raul García. Deveria chegar para vencer a partida, mas não chegou, muito por culpa de Bañega que foi infantilmente expulso aos 36 minutos. 4-4 foi o resultado final, num jogo "impróprio para cardíacos". O Valência, que tão bem tem estado na liga espanhola, não além de um empate frente ao Recreativo. A equipa de Huelva esteve a vencer até perto do final da partida, mas o inevitável David Villa voltou a marcar, garantindo um ponto para o clube "ché". Fantástico este início de época de "El Guaje", com nove golos em oito partidas realizadas.

Veja os resultados da liga espanhola aqui


Liga Alemã

O destaque desta jornada da "Bundesliga" vai para a fantástica vitória do Hoffenheim contra o Hamburgo. Os recém promovidos "despacharam" a equipa de Hamburgo, com destaque para Edu que bisou, e também para Ibisevic, que se isolou na liderança dos goleadores da "bundesliga", com dez tentos na sua conta pessoal. Quem dá sinais de recuperação é o Bayern Munique. Os "bávaros" voltaram a vencer para a liga alemã, desta feita ante o Wolfsburgo de Ricardo Costa e Diego Benaglio. 4-2 foi o resultado, num jogo mais complicado do que o resultado aparenta. A equipa do Bayern esteve a perder por duas bolas a zero. Hugo Almeida parece estar "revitalizado" na equipa do Werder Bremen. Começou por perder a titularidade para Rosenberg e Pizarro, mas, e após o golo marcado ao Panathinaikos, voltou a merecer, e bem, a confiança do técnico do Bremen. O português marcou o único tento de Werder Bremen, no empate a uma bola contra o Hannover 96.

Veja os resultados da liga alemã aqui


Liga Francesa

Na "Ligue 1", é oficial: o Lyon está em crise. Os heptacampeões somaram apenas dois pontos, em nove possíveis nas três últimas jornadas. A equipa do "Lyonnais", órfã da inspiração de Benzema, não foi além de um empate a zero, ante o Auxerre. Quem podia aproveitar para liderar o "championnat" era o Olympique de Marseille, mas estes fraquejaram perante o poderio de PSG, que está a ganhar forças na liga gaulesa. 2-4 foi o resultado favorável aos parisienses, que os deixam mais próximo do primeiro lugar. Uma última palavra para a equipa-sensação do Le Mans. O antigo emblema continua a surpreender na "Ligue 1" e logrou empatar no recinto do sempre difícil Rennes. 2-2 foi o resultado que deixa ambas as equipas no primeiro terço da tabela classificativa.

Veja os resultados da liga francesa aqui

Sem comentários: