quarta-feira, 29 de outubro de 2008

INTERNACIONAL: MARADONA NOVO SELECCIONADOR DA ARGENTINA



"EL PIBE" VAI CONCRETIZAR, ASSIM, UM SONHO QUE ACALENTAVA NOS ÚLTIMOS ANOS E QUE FOI AGORA REAVIVADO APÓS A SAÍDA DE ALFIO BASILE.



JOSÉ PEDRO PINTO



Diego Armando Maradona é o novo seleccionador nacional da Argentina. "El Pibe" esteve reunido com o presidente da federação argentina de futebol (AFA), Julio Grondona, e confirmou o cenário logo após o encontro. Considerado pelos amantes do futebol como um dos melhores jogadores de todos os tempos, Maradona vai ser supervisionado por Carlos Bilardo, seu antigo treinador e agora director-geral da selecção das «pampas» e terá, como seus adjuntos, Sergio Batista e Tata Brown, outros campeões do mundo em 1986, a par do astro argentino.

Em declarações a órgãos de comunicação social argentinos, o antigo e polémico internacional argentino foi o primeiro a adiantar a decisão da AFA, dizendo que "Grondona decidiu-se pelo nosso projecto", para além de ter garantido que "Carlos Bilardo vai ter uma participação activa, mas quem vai formar a equipa vou ser eu". Os desentendimentos com Bilardo fizeram parte de toda a carreira do mítico camisola «10», mas Maradona acredita que tudo correrá bem, até pelas garantias dadas por Grondona: "Fiquei paralizado quando soube que Bilardo ia estar na reunião, mas cheguei e Grondona disse-me que tinham limado arestas, que se tinham reunido e conversado muito e que o projecto dele tinha a ver com o de Bilardo e com o meu".

Maradona cumpre, desta forma, um sonho que já acalentava há alguns anos. Depois da saída de Alfio Basile, "El Diez" voltou a dar conta do seu desejo de, um dia, poder orientar a selecção argentina de futebol. Agora, poderá mesmo fazê-lo, a dois dias de completar 48 anos.



FONTES

1 comentário:

Tommy_Gun disse...

É uma decisão só justificada pelo estatuto que Maradona possui na Argentina, de verdadeiro deus. Não estou a par da sua experiência como treinador, mas creio que ela é quase nula. Que eu saiba, só treinou o Boca Juniors, mais ou menos por altura do fim da sua carreira como jogador. E a nivel de estrutura mental... bem, é o que sabe.

Mas se ele se souber rodear das pessoas certas (e parece-me que o fez), e conseguir de certa forma conjugar todo o talento que a selecção das pampas possui com alguma organização (não é assim tão difícil, dado que a maior parte dos jogadores joga na Europa, e já têm um nivél de cultura táctica aceitável), pode mesmo vir a ter sucesso. Mas isto são suposições...