sábado, 25 de outubro de 2008

LIGA SAGRES: MATOSINHOS NA LIDERANÇA DEIXA PORTO Á BEIRA DA IMPLOSÃO



UMA DOSE EQUITATIVA DE MÉRITO E ASTÚCIA LEIXONENSE ASSIM COMO DEMÉRITO E FALTA DE ENTROSAMENTO DOS «AZUIS-E-BRANCOS». "BÉBÉS" DO MAR PROVOCAM ESCÂNDALO NO DRAGÃO E LIDERAM A TABELA CLASSIFICATIVA.




JOSÉ PEDRO PINTO




O Leixões venceu, esta noite, de forma sensacional, o F.C. Porto no Estádio do Dragão, por 2-3. Na terceira partida da 6ª Jornada, a equipa de José Mota derrotou o «dragão» de Jesualdo Ferreira, após 90' de bom futebol, em que o Leixões teve no aproveitar o ganho e em que o F.C. Porto demonstrou estar ainda algo afectado com a escorregadela de meio da semana, frente ao D. Kiev.

Uma 1ª Parte atípica foi o que se verificou no Dragão. O F.C. Porto entrou em campo com Hulk no «11» inicial e um esquema táctico diferente (4x4x2 em vez do habitual 4x3x3). A indefinição de lugares no meio-campo portista, decorrente dessa variante táctica, a somar à falta de concentração evidenciada, permitiu ao Leixões madrugar e inaugurar o marcador logo aos 3', quando Bruno China correspondeu da melhor maneira a um canto cobrado por Diogo Valente e facturou com a defesa «azul-e-branca» a falhar de forma colectiva. O «dragão» tentou, desde logo, responder à letra, de forma tímida, mas a estratégia dos matosinhenses não permitia também grandes investidas ofensivas ao adversário. Com um F.C. Porto alheado da partida, o Leixões aproveitava para apostar em rápidos contra-ataques e na manutenção da posse de bola para enervar e tentar chegar ao segundo golo. Isso mesmo viria a acontecer ao minuto 29': nova falha defensiva dos «azuis-e-brancos» e Braga a não dar hipóteses a Nuno, solto na grande-área, fazendo o 0-2. O F.C. Porto precisava de marcar ainda antes do fim da 1ª Metade e uma grande penalidade de Joel sobre Hulk deu a oportunidade a Lucho González para colocar o score em 1-2 (36').

No reatamento da partida, Jesualdo colocou "a carne toda no assador": ainda antes do intervalo, tinha trocado Lino por Candeias, fazendo deslocar Tomás Costa para lateral-esquerdo, e a mentalidade da equipa, à entrada para a 2ª Parte, vinha completamente alterada. A vontade na busca pelo golo foi maior - embora sem a calma necessária -, as oportunidades começaram a suceder-se contra um Leixões que recuou as suas linhas e que tentou suster os ataques constantes do adversário. Contudo, aos 60', Lisandro haveria de empatar o jogo a dois golos, depois de ultrapassar Joel e de bater Beto e a possibilidade de cambalhota no marcador começava a pairar. Nada mais errado: a equipa de José Mota continuava a saber aproveitar os espaços dados em demasia pelos laterais portistas "improvisados" (Tommy à direita; Mariano à esquerda) e Zé Manuel viu ser-lhe anulado um golo por fora-de-jogo mal assinalado pelo auxiliar de Paulo Baptista. Mesmo assim, os «bebés» do Mar haveriam de sentenciar o jogo ao minuto 79', quando Braga, de novo, apontou um golaço com um remate forte a mais de 25 metros da baliza de Nuno. O «dragão» gelava de novo e não conseguiria sequer empatar o jogo.

Com esta vitória em casa do campeão nacional, o Leixões ocupa, à condição, a primeira posição da Liga Sagres com mais dois pontos que o F.C. Porto. A turma «azul-e-branca» estreou-se a perder no campeonato, sofreu os primeiros golos em casa na presente temporada e fecha, em crise, uma semana complicada.




FICHA DE JOGO


LIGA SAGRES - 6.ª JORNADA
F.C. PORTO-LEIXÕES
Estádio do Dragão, Porto
Hora: 21:00
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)


F.C. PORTO: Nuno Espírito Santo; Sapunaru, Bruno Alves, Rolando e Lino; Raul Meireles, Tomás Costa e Lucho González; Hulk, Cristian Rodríguez e Lisandro López.
Suplentes: Ventura, Pedro Emanuel, Guarín, Fernando, Candeias, Mariano González e Farías.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

LEIXÕES: Beto; Vasco Fernandes, Elvis, Joel e Laranjeiro; Roberto Sousa, Bruno China e Hugo Morais; Braga, Marques e Diogo Valente.
Suplentes: Berger, Rúben, Sandro, Diogo Luís, Nwoko, Zé Manuel e Roberto.
Treinador: José Mota.


Sem comentários: