terça-feira, 18 de novembro de 2008

ANÁLISE DA JORNADA

JORNADA 8: LEIXÕES PERSISTE NA LIDERANÇA


PATRÍCIA MARTINS


Leixões foi a Alvalade vencer e marcar posição de líder. Benfica segue-se na tabela com o segundo lugar, enquanto F.C. Porto apesar de ter regressado à vitórias diante do Guimarães está num terceiro posto empatado com os dois emblemas madeirenses. No fundo da tabela está o Trofense, actual campeão da Liga de Honra. Destaque ainda para a primeira vitória do Paços de Ferreira neste campeonato.


TROFENSE 0-2 MARÍTIMO

Se na primeira parte do jogo de abertura da jornada o Trofense conseguiu uma maior posse de bola e um jogo bastante equilibrado, na segunda metade isso mudou: os insulares comandaram o jogo e os dois golos acabaram mesmo por surgir aos 61 minutos por Djalma e depois por Olberdam (70´) na sequência de um livre. O Marítimo sai da Trofa com uma vitória justa já que se mostrou superior no terreno de jogo.


F.C. PORTO 2-0 V. GUIMARÃES

Os dragões regressaram às vitórias convincentes. Enquanto os vimaranenses não criaram grande perigo, a equipa azul e branca tomou conta da partida e o nulo no marcador com a chegada do intervalo não espelhava as arrancadas dos comandados de Jesualdo. O primeiro golo surge naturalmente aos 65 minutos numa boa jogada de persistência, onde Lisandro Lopéz conseguiu concretizar. A dois minutos do final, o mesmo jogador está na jogada que fecha o resultado: Lisandro cruza para Farías que encosta para golo. Estava feito o resultado e os vimaranenses saem do Dragão com uma derrota.


SPORTING 0-1 LEIXÕES

O inesperado líder do campeonato foi a Alvalade derrotar os leões, que caem para o sexto lugar. Nos minutos iniciais da partida o Sporting ainda conseguiu criar algumas jogadas e subir no terreno, contudo, o Leixões despertou rapidamente para adormecer as tropas de Paulo Bento. Roberto Sousa (66´) conseguiu marcar o golo com valor de três pontos, através de um grande remate ainda fora da grande área. Os matosinhenses voltaram a vencer no terreno de um “grande” (já o haviam feito no Dragão) e justificaram plenamente o lugar de topo que ocupam na tabela classificativa.


NACIONAL 0-0 RIO AVE


Uma primeira parte sem grandes motivos de emoção, registando-se apenas uma jogada de Chidi (38´) onde poderia ter colocado os vila condenses em vantagem. O resto do jogo não foi muito melhor. Embora os madeirenses tenham lutado pela vitória nunca foram capazes de criar jogadas originais, mérito também para a coesão defensiva do Rio Ave que soube manter a sua baliza inviolável. Em duas partidas na Madeira, os nortenhos conseguiram dois pontos. O Nacional empata a corrida para o primeiro lugar, mas ainda assim mantém a boa classificação.


PAÇOS DE FERREIRA 2-1 NAVAL

O Paços conquistou a primeira vitória neste campeonato! E bem! Se a Naval marcou primeiro por Bolívia (16´) na sequência de um canto, certo é que nunca mais conseguiu criar perigo durante a partida. Os castores cresceram, tomaram conta do jogo e tiveram a perícia de em três minutos dar a reviravolta ao resultado: o primeiro a marcar foi Paulo Sousa (42´) e seguiu-se William (45´) a rematar junto ao poste. O Paços de Ferreira foi um justo vencedor e os seus adeptos premiaram a equipa com fortes aplausos.


BENFICA 1-0 E. AMADORA

A águia entrou no jogo com alguma apatia, enquanto o Estrela da Amadora mostrou-se sempre muito seguro a jogar no estádio da Luz. A segunda parte trouxe um Benfica mais aguerrido, com vontade de marcar. Ao minuto 50 Sidnei conseguiu concretizar com um remate forte sem que Nelson fosse capaz de parar o esférico. Até ao final da partida os encarnados foram tentando a sua sorte em ataques à área do Estrela sem, no entanto, voltar a conseguir concretizar. O Benfica ocupa o segundo lugar na tabela, antecedido pelo Leixões.


SP. BRAGA 1-0 V. SETÚBAL

À meia hora de jogo os bracarenses já se colocavam em vantagem no marcador através de Meyong. Embora com algumas oportunidades criadas pelos Sadinos, sobretudo em lances de bola parada, foi o Braga que sempre comandou o jogo e ameaçou por diversas vezes dilatar o resultado. O Vitória de Setúbal acabou por sair derrotado devido a uma falha ofensiva. Destaque para o regresso de Linz à equipa do Sporting de Braga.


BELENENSES 1-0 ACADÉMICA

Na partida que encerrou a 8ª jornada, o Belenenses recebeu e venceu a Académica de Coimbra por 1-0. O golo foi marcado por Vinícius aos 15 minutos, com Zé Pedro a isolar o companheiro já à entrada da grande área e o número 26 do Restelo a atirar certeiro. Um jogo pobre, ainda que com o Belenenses a dominar acaba com os três pontos para a equipa da casa que, com este resultado, pode respirar um bocado saindo dos lugares de despromoção.


Confira aqui a tabela classificativa.

Sem comentários: