segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O FUTEBOL LÁ FORA






GUILHERME BRAZ




A Europa do futebol continua o seu caminho, com as equipas mais fortes a fazerem valer o seu estatuto cada vez mais, e com os "outsiders" a perder fulgor. Mas há uma excepção: o Hoffenheim continua a encantar na Bundesliga e a opinião é unânime: estamos perante um candidato ao título alemão.




Liga inglesa


Não houve surpresas nesta ronda da premier league, uma ronda em que os portugueses estiveram em grande. Cristiano Ronaldo foi a estrela maior desta jornada, ao bisar na vitória fácil do Man Utd contra o Stoke (5-0). Dois "rockets" dizimaram por completo a equipa do Stoke, que luta pela manutenção. Bosingwa também marcou na vitória do Chelsea (0-3) contra o WBA. Anelka marcou os restantes e segue firme na liderança dos melhores marcadores. Nesta ronda, o Liverpool continuou a sua "senda vitoriosa" ao vencer por duas bolas a zero o Bolton. Kuyt e Gerrard foram os "marcadores de serviço". Big Phil e Rafa Benitez continuam a liderar isoladamente a "Premiership". O Arsenal deixou escapar os "red devils" no 3º posto, com a derrota por 0-2 contra o Aston Villa. Grande campeonato da equipa de Villa Park. Os reabilitados "spurs" não conseguiram vencer esta jornada. O Fulham foi mais forte e mereceu a vitória (2-1).

Veja os resultados da liga inglesa aqui


Liga Italiana

Na liga italiana, continua renhida a luta pela liderança, mas Mourinho não desarma. "Il speciale" voltou a vencer, com expressivos 0-2 ante o Palermo. O treinador bem pode agradecer a Ibrahimovic, que assinou uma fantástica exibição, culminada com a obtenção de ambos os tentos. O Inter está em 1º, com mais um ponto do que o A.C Milan, que não teve vida fácil no confronto contra o Chievo. A equipa de Verona só não resistiu ao penálti marcado por Ronaldinho. 1-0 foi o resultado final. No jogo grande da jornada, a AS Roma voltou às vitórias. E logo no "derby romano", contra a Lazio. 1-0 foi o resultado final. A Juventus não teve dificuldades e "despachou" o Génova por claros 4-1. A equipa sensação esteve irreconhecível e nunca teve argumentos para contrariar a "vechia signora". O Nápoles continua em 4º lugar, apesar da derrota frente ao Atlanta (3-1).

Veja os resultados da liga italiana aqui


Liga Espanhola

Em "la liga", sinal vermelho para Schuster. O treinador alemão admitiu que o jogo contra o Valladolid era importante para a sua continuidade no plantel "merengue", mas a verdade é que saiu derrotado (1-0), deixando escapar (ainda mais) o Barcelona. Isto porque os "blaugrana" continua imaculado na liga. Fantástico jogo dos catalães que foram ao sul de Espanha vencer o Huelva por contundentes 0-2. O Valencia também não está bem na liga espanhola e cedeu três pontos caseiros ante o Sporting. A equipa de Gijón já havia sido goleada pelo Barça e pelo Real, mas desta vez consegui surpreender e levar os três pontos do Mestalla. Uma palavra ainda para o Atlético de Madrid que venceu, sem contemplações, o Deportivo La Coruña por quatro bolas a uma. A equipa de Aguirre "está bem e recomenda-se" na luta pelo campeonato do país ibérico.

Veja os resultados da liga espanhola aqui


Liga Alemã

Na Bundesliga parece oficial a luta do Hoffenheim pelo título. O "novo rico" emblema já é líder, a par com o Leverkusen, do campeonato e foi vencer o sempre difícil Wolfsburgo, num emocionante 3-2. Mas o Leverkusen continua imparável com a dupla "Kiesling e Helmes" a voltar a fazer mossa no campeonato. Desta feita, os líderes venceram a equipa do Schalke 04 por duas bolas a uma. O Bayern de Munique continua sem perder, mas não venceu nesta ronda da Bundesliga. Os bávaros não foram além de um empate a duas bolas contra o Borussia Monchengladbach. Os campeões em título até estiveram a vencer por duas vezes, mas não conseguiram segurar o triunfo. Uma palavra ainda para a excelente forma do Hertha de Berlim. A equipa que disputa a fase de grupos da UEFA com o Benfica continua em excelente plano na liga e venceu o poderoso Hamburgo pela margem mínima (2-1).

Veja os resultados da liga alemã aqui


Liga Francesa

O Lyon defrontou o Bordéus naquele que foi o jogo grande da ronda da "ligue 1". Os heptacampeões gauleses venceram por duas bolas a uma, com Benzema e Kallstrom a facturarem. Os homens de Claude Puel lideram a liga com mais cinco pontos do que os "eternos rivais" do Marselha. O Olympique foi surpreendido, em pleno Velodróme, pelo modesto Lorient. 2-3 foi o resultado favorável à equipa "orange". Quem aproveitou o deslize do O.M foi o Paris SG. A equipa parisiense, com Giuly em grande forma, visitou o terreno do Le Havre, logrando uma importante vitória (1-3). Nos outros jogos entre equipas de topo da "ligue 1", destaque para as vitórias do Rennes e do Lille, frente ao Monaco e St. Ettiène respectivamente.

Veja os resultado da liga francesa aqui




Sem comentários: