terça-feira, 25 de novembro de 2008

ANÁLISE DA JORNADA

JORNADA 9: LEIXÕES E BENFICA CONTINUAM A DAR ARGUMENTOS NA CORRIDA AO PRIMEIRO LUGAR


PATRÍCIA MARTINS


Numa jornada marcada por muitas expulsões, os matosinhenses mantém-se em primeiro lugar, imediatamente seguidos pelo clube da Luz. Se o topo da tabela se mantém a vermelho, a zona encarnada que leva à descida continua ocupada por Trofense e Paços de Ferreira. Recorde-se que F.C. Porto e E. Amadora adiaram o jogo desta jornada.


RIO AVE 1-2 LEIXÕES


O Leixões voltou a vencer, desta feita em Vila do Conde, mantendo-se desta forma na liderança. Aos 35 minutos, na sequência de um lance de bola parada, Wesley coloca os matosinhenses em vantagem com um cabeceamento para o fundo das redes. O Rio Ave consegue restabelecer a igualdade ainda antes do intervalo (43’), através de marcado à entrada da grande área, Rogério Matias consegue bater Beto. No minuto 67 é a vez de Bruno China fechar o marcador, depois de uma bola perdida na sequência de um canto, com uma vitória para o Leixões. O jogador da casa Mateus acaba por levar cartão vermelho já depois do apito final.


MARÍTIMO 0-0 SP. BRAGA


Numa primeira parte muito fraca, os madeirenses acabaram por estar melhor, mas exigia-se mais na segunda metade a dois emblemas que lutam pela Europa. Não foi o que aconteceu. A segunda parte continuou extremamente aborrecida e sem qualquer tipo de emoção. Dois golos anulados, um para cada lado, acabaram por ser o factor dominante. Marítimo e Braga provaram o porquê de serem os clubes com a melhor defesa esta época. Ainda assim, desconsolado.



NAVAL 0-1 SPORTING


O Sporting marcou o golo que lhe deu três pontos aos 14 minutos, numa jogada muito boa de contra-ataque. Cerca de dez minutos depois é assinalada um grande penalidade a favor da Naval, mas Rui Patrício consegue defender. Ainda no início da segunda metade Derlei é expulso com vermelho directo, por falta dura cometida sobre Hauw. Marco Caneira vê o segundo amarelo no jogo (66’) e protagoniza a segunda expulsão da partida, reduzindo o Sporting a nove elementos. Os leões levaram a vitória sofrida da Figueira da Foz, mas a verdade é que a Naval não se mostrou forte o suficiente para virar o resultado, num jogo marcado pela distribuição de muitos cartões.


NACIONAL 1-0 TROFENSE


Os madeirenses vêm Juninho ser expulso por duplo amarelo no minuto 14, jogando quase toda a partida em inferioridade numérica. Ainda assim, o Nacional vence o encontro com um golo de Luís Alberto aos 22 minutos. O Trofense mostrou-se sempre demasiado intimidado para arriscar algo mais e o Nacional acaba por ser um justíssimo vencedor que ocupa a segunda posição na tabela classificativa. O Trofense está destacadamente em último com apenas quatro pontos.



V. GUIMARÃES 0-0 PAÇOS DE FERREIRA


O jogo disputado no Minho acabou com a igualdade nula no marcador, mas os vimaranenses viram-se em menor número dentro de campo. Aos 78 minutos Moreno é expulso com o segundo amarelo e o treinador Manuel Cajuda seguiu o exemplo do jogador a instantes do final. O Guimarães foi criando mais oportunidades, ainda assim aquém do esperado, enquanto Paços de Ferreira jogava em contra-ataque na luta pelo ponto assegurado com sucesso.


ACADÉMICA 0-2 BENFICA


O Benfica venceu a briosa sem dificuldade. Os encarnados mostraram-se seguros na exibição, embora na primeira parte os estudantes ainda tenham criado algum perigo pelos flancos. No minuto 31 Nuno Gomes faz um excelente passe para o golo de Ruben Amorim. Cardozo alarga o resultado para 2-0 na conversão de uma grande penalidade (48’). O Benfica assegura o segundo lugar e continua a ser a única equipa nos principais campeonatos europeus sem derrotas.


V. SETÚBAL 2-0 BELENENSES


Os sadinos dominaram o primeiro tempo e tiveram a recompensa mesmo em cima do intervalo (44’), com um golo de Anderson que marca directo ao chutar de livre. Novamente em cima do apito do árbitro (desta vez para o final do encontro), o Setúbal volta a festejar golo, desta feita através de uma jogada de contra-ataque em que Elias concretiza. Triunfo justo para os Sadinos que regressam às vitórias e sobem para o 10º lugar. Já o Belenenses é 14º e abaixo apenas tem Trofense e Paços de Ferreira.


Recorde-se que a 9ª jornada está incompleta devido ao adiamento do jogo entre Estrela da Amadora e F. C. Porto, que apenas disputam a partida a 17 de Dezembro, pelas 20:30h.


Confira aqui a classificação.

Sem comentários: