sexta-feira, 28 de novembro de 2008

HUMILHAÇÃO GREGA AFASTA BENFICA DA UEFA





ANDRÉ MATOS LEITE


O Benfica foi definitivamente afastado da Taça UEFA após uma derrota por 5-1, na Grécia, frente ao Olympiakos. Os “encarnados”, nunca se conseguiram superiorizar à equipa da casa, realizando uma péssima exibição em que concederam os cinco golos sofridos em apenas… nove remates do adversário.

O resultado começou a desenhar-se bem cedo. Ainda o 1’ não tinha acabado e já Galletti batia Quim pela primeira vez no encontro. Ao 9’ Reyes, na cobrança de um livre, viu a bola entrar, mas o golo foi anulado por falta de Nuno Gomes. As “águias” tentavam responder ao golo madrugador do Olympiakos, mas foi o emblema grego a conseguir dar à partida o segundo golo. Aos 18’ Maxi Pereira desvia de cabeça com o esférico a ir parar aos pés de Patsatzoglou que fez o 2-0. Minuto 24, novo golo da equipa da casa. Desta feita por Diogo. O Benfica começou nova reacção e chegou mesmo a parecer que poderiam voltar a entrar no encontro. Canto aos 33’ com David Luis a beneficiar de um desvio num defesa grego antes de conseguir o único golo dos pupilos de Quique Flores. Contudo, a um minuto do intervalo, mais um erro defensivo dos “encarnados” permitiu ao emblema helénico repor as três bolas de diferença. 4-1 facturado por Belluschi a passe de Galletti.

A etapa complementar da partida continuou a ver a formação orientada por Ernesto Valverde superiorizar-se à equipa das “águias” e ainda deu tempo para mais um golo do Olympiakos. Diogo bisa aos 53’. Galletti novamente na assistência a lançar o avançado brasileiro para um remate cruzado. O técnico “encarnado” lançou Urreta, Balboa e Carlos Martins, mas o Benfica quase não conseguiu ameaçar a baliza guardada por Nikopolidis. Excepção para Urreta que já em período de descontos conseguiu dois remates: o guardião grego defendeu o primeiro com o avançado a mandar por cima na recarga.

Ficha de Jogo

Olympiakos-Benfica
Taça UEFA, Grupo B, 3.ª jornada
Estádio Georgios Karaiskakis, em Atenas
Árbitro: Stéphane Lannoy (França)

OLYMPIACOS: Nikopolidis, Pantos, Papadoupolos, Antzas, Domi, Patsatzoglou, Dudu Cearense, Galletti, Djordjevic, Belluschi e Diogo.
Suplentes: Kovac, Zewlakov, Leto, Gonzalez, Galitsios, Mandrinos e Kovacevic.
reinador: Ernesto Valverde.

BENFICA: Quim, Maxi, David Luiz, Sidnei, Jorge Ribeiro, Ruben Amorim, Binya, Yebda, Reyes, Nuno Gomes e Suazo.
Suplentes: Moreira, Miguel Vítor, Balboa, Carlos Martins, Urreta, Katsouranis e Cardozo.Treinador: Quique Flores.



Fontes

1 comentário:

Tommy_Gun disse...

Um daqueles resultados que não se espera mesmo nada. A defesa pura e simplesmente não funcionou (na minha opinião, Luisão é indicutível, pois é a voz de comando que a equipa precisa no campo. Muito menos agradável á vista que David Luiz e Sidnei, mas definitivamente mais fiável).

No meio campo, e a avaliar pela primeira parte que vi com mais atenção, Binya foi o único a dizer que pode sair de cabeça erguida, porque embora com as limitações que lhe são reconhecidas recuperou imensas bolas, resolvendo situações que se poderiam revelar complicadas. Mas quando Binya se revela o melhor, é porque alguma coisa não esteve bem. E o abaixamento de forma de Yebda já se revela preocupante.

O ataque acabou (como quase sempre) por ser vitima dos erros dos outros sectores, mas isso não desculpa tudo. Ainda para mais com o avançado de maior rendimento da equipa nos últimos anos sentado no banco... Pode com Cardozo colocar-se aqui a mesma questão que com Luisão. Pode ser lento e pesado, mas é aquele que responde da melhor forma á tarefa que se exige a um avançado: marcar golos. Mesmo atravessando um mau momento...

Entre mobilidade e lentidão, escolho aquela que mais depressa leve á eficácia:)

Mas como é óbvio nada disto afecta a minha confiança que o Benfica está no bom caminho para a recuperação. Mas,e já se pôde ver ontem e no jogo com o Galatasaray, provavelmente ainda sem rodagem europeia...