quarta-feira, 26 de novembro de 2008

NOITE NEGRA EM ALVALADE


O SPORTING PERDEU, ESTA NOITE, FRENTE AO BARCELONA POR 5-2. OS LEÕES SOFRERAM GOLOS ESTRANHOS QUE ACABARAM COM O RUMO DA PARTIDA. O BARCELONA FOI MAIS FORTE E GARANTIU O PRIMEIRO LUGAR DO GRUPO C, O SPORTING FICA COM O SEGUNDO.


PEDRO ROCHA


O Sporting foi, esta noite, derrotado pelo Barcelona por 5-2. Com este resultado a equipa leonina escreve uma página negativa na história do clube, visto que é o pior resultado do Sporting, em casa, nas competições europeias. A classificação para os oitavos já estava garantida e não é colocada em causa com este resultado.

Mesmo com uma equipa alterada (sem Puyol, Iniesta e Eto´o) o Barcelona entrou em força na partida e logo aos sete minutos Xavi atirou à barra de Patrício. O jogo não corria de feição à turma de Paulo Bento e pressentia-se o golo espanhol. Sem surpresa, aos 14´ Henry fez o primeiro em Alvalade após combinação com Messi. Três minutos depois nova investida "blaugrana" e novo golo. Na sequência de um canto Polga e Piqué lutam pelo ressalto e a bola acaba na baliza verde e branca. Com 0-2 no marcador, o Sporting não baixou os braços mas os catalães mostraram-se sempre mais fortes e objectivos. Messi e Hleb colocaram a cabeça em água a Polga e companhia e criaram várias situações de perigo iminente para a baliza de Rui Patrício.

No segundo tempo, o Sporting melhorou mas não resistiu à frieza da turma de Pepe Guardiola. Aos 49´ enquanto os jogadores leoninos discutem com o árbitro Daniel Alves marca o livre rapidamente para Messi que face a Patrício não falhou. Com 3-0 ,o técnico espanhol retirou o astro argentino e com ele metade dos problemas dos leões O Sporting ganhou, então, ascendente que conseguiu transformar em golos. Veloso na marcação superior de um livre reduziu para 3-1. Liedson, um minuto depois, marcou e deu uma réstia de esperança aos adeptos sportinguistas. Mas a esperança logo deu lugar ao desespero. Na jogada seguinte num cruzamento aparentemente inofensivo Caneira a tentar aliviar a bola bate Patrício e acaba com o jogo. Logo depois o guardião leonino atropela Krkic e é expulso. O avançado espanhol na conversão da grande penalidade bate Tiago e estabelece o 5-2. Até ao fim da partida uma oportunidade para cada equipa mas o resultado não sofreu mais alterações.

Com este resultado, o Barcelona garante o primeiro posto no Grupo C, já o Sporting fica com o segundo lugar. Na última jornada a equipa leonina desloca-se a Basileia e o Barcelona recebe o Shaktar no Camp Nou. Recorde-se que os pupilos de Paulo Bento garantiram já a passagem para os oitavos de final da liga milionária.

Ficha de jogo:

SPORTING - Rui Patrício; Caneira, Daniel Carriço, Polga e Grimi; Miguel Veloso; Pereirinha, Romagnoli e João Moutinho; Yannick e Liedson

Suplentes: Tiago; Adrien Silva, Ronny, Derlei, Tiuí, Hélder Postiga e Pedro Mendes.

BARCELONA - Valdés; Daniel Alves, Márquez, Martín Cáceres e Piqué; Xavi, Busquets e Gudjohnsen; Hleb, Henry e Messi.

Suplentes: Pinto, Eto´o, Krkic, Keyta, Sylvinho, Pedro Rodríguez e Victor Sánchez.

Sem comentários: