domingo, 23 de novembro de 2008

LIGA SAGRES: BENFICA PASSA A LIÇÃO


O BENFICA VENCEU, ESTA NOITE, A ACADÉMICA POR 2-0. OS ENCARNADOS RESOLVERAM A PARTIDA COM GOLOS DE R. AMORIM E CARDOZO, ESTE DE GRANDE PENALIDADE A CASTIGAR FALTA SOBRE REYES.


PEDRO ROCHA


O Benfica voltou a não desiludir e derrotou a Académica, em Coimbra onde já não perde há 36 anos. Quique alterou metade da equipa e ganhou a aposta. Domingos também fez mudanças mas continua sem vencer (e vão seis).

David Luiz foi a primeira surpresa no onze de Quique. O brasileiro regressado da lesão apareceu na esquerda no lugar de J. Ribeiro. Aimar e Katsouranis falharam a partida, por lesões de última hora, o que levou a alterações forçadas por parte do técnico espanhol. Binya, Reyes, R. Amorim e Cardozo regressaram ao onz benfiquista. Na briosa, Domingos apostou num 4-3-3 clássico com Lito e Sougou em destaque.

Na primeira parte, as águias entraram bem na partida, obrigaram a Académica a recuar muito no terreno mas não criaram oportunidades. Com o andar do cronómetro, os estudantes equilibraram a partida e até dispuseram da melhor ocasião de golo - Lito atirou à barra da baliza de Quim. Este lance acordou os encarnados que marcaram pouco tempo depois. Nuno gomes assiste primorosamente R. Amorim que bate Peskovic para o primeiro da partida. O golo não abalou a Académica que continuou a bater-se para o empate que nunca conseguiu.

O segundo tempo começou com o golo de Cardozo. Reyes investe na esquerda e sofre um toque de Pavlovic, Pedro Proença não teve dúvidas e apontou para a marca dos 11 metros. Cardozo não falhou. Com dois golos de vantagem, os encarnados limitaram-se a gerir a vantagem face a uma Académica irrequieta mas inconsequente. Suazo que entrara para o lugar de Cardozo poderia ter ampliado a vantagem benfiquista mas acertou no ferro perante Peskovic.

Com este triunfo, os encarnados conseguem a 4a vitória seguida na Liga e mantêm-se a um ponto do líder Leixões. A Académica perdeu a invencibilidade em casa e já não vence há seis jogos.

Estádio Cidade de Coimbra

Árbitro: Pedro Proença (AF Lisboa)

Académica – Peskovic; Pedrinho, Orlando, Luiz Nunes e Edson; Miguel Pedro, Pavlovic (Carlos Aguiar, 60 m) e Nuno Piloto; Lito (Éder, 60 m), Garcés e Sougou (Madej, 75 m).

Suplentes não utilizados: Pedro Roma, Cléber, Cris e Tiero.

Benfica – Quim; Maxi Pereira, Luisão, Sidnei e David Luiz; Ruben Amorim (Jorge Ribeiro, 80 m), Binya, Yebda e Reyes (Balboa, 86 m); Nuno Gomes e Cardozo (Suazo, 61 m).

Suplentes não utilizados: Moreira, Miguel Vítor, Carlos Martins, e Aimar.

Disciplina: cartão amarelo a Pavlovic (46 m), Luiz Nunes (53 m), David Luiz (59 m), Nuno Piloto (64 m), Binya (67 m), Maxi (89 m).

Marcador: 0-1 por Ruben Amorim (30 m); Cardozo (47 m, gp).


1 comentário:

Tommy_Gun disse...

Já se começam a ver algumas diferenças neste Benfica, nomeadamente na capacidade de segurar uma vantagem no marcador (que se evidenciava muito no ínicio da época). A equipa joga agora mais solta e menos nervosa, com os sectores mais equilibrados.

Há ainda muitas coisas a melhorar, mas as indicações são positivas. Porque mais importante que a qualidade do futebol é somar pontos, e isso o Benfica tem-no feito bem. Não havendo nenhuma catástrofe de todo improvável, acho que se pode contar claramente com o Benfica na luta pelo título.