sábado, 22 de novembro de 2008

LIGA SAGRES: SPORTING VENCE "BATALHA NAVAL"




O SPORTING SOFREU PARA LEVAR DE VENCIDA, ESTA NOITE, A NAVAL 1º DE MAIO, NA FIGUEIRA DA FOZ, POR 0-1. NA "BATALHA NAVAL" HOUVE BAIXAS, COM AS EXPULSÕES DE DERLEI E CANEIRA, MAS O "EXÉRCITO LEONINO" NÃO SUCUMBIU E LEVOU OS TRÊS PONTOS.



GUILHERME BRAZ




O Sporting venceu esta noite a Naval 1º de Maio, por 0-1. A equipa de Paulo Bento "sobreviveu" a um penalti e a duas expulsões, logrando os três pontos mais sofridos da época.


Paulo Bento mexeu, e muito, na equipa leonina para este jogo. Caneira voltou à lateral-esquerda da defesa, Carriço manteve o lugar no eixo central e Veloso voltou ao losango de Paulo Bento. A grande surpresa estava reservada para a posição 10. Postiga foi o escolhido, com Romagnoli a ser relegado para o banco de suplentes. Derlei e Liedson formaram a dupla de avançados dos "leões". Na equipa da Naval, Simplício foi a grande novidade no onze.

O jogo arrancou a "dez à hora". Numa toada muito morna, o Sporting tentava trocar a bola no meio-campo ofensivo enquanto que os figueirenses, a espaços, exploraravam as alas, apostando no contra-ataque. A primeira oportunidade do jogo foi para a Naval. Na sequência de um pontapé de canto, Lazaroni apareceu sem oposição na grande área, mas o cabeceamento saiu muito ao lado. Ironicamente, foi através de um contra-ataque que os comandados de Paulo Bento inauguraram o marcador no João Bento Pessoa. Liedson lançou na perfeição Derlei que caminhou até à entrada da área e devolveu ao "levezinho" que, na cara de Peiser, finalizou com classe. Os "verde-e-brancos" marcaram na primeira oportunidade de que dispuseram. Após o golo, o Sporting intensificou o domínio, com muitas recuperações de bola no meio campo da Naval, mas falhava no capítulo do passe, denotando algum nervosismo. Foi esse nervosismo que levou a que Caneira cometesse uma grande penalidade, por mão na bola da área dos "leões". Na conversão, Patrício defendeu o penalti de Lazaroni, "injectando" nova dose de confiança na equipa lisboeta. A partir daí, e até ao final da primeira parte, o jogo foi dominado pelos vice-campeões, com oportunidades aos 34', aos 35' (a melhor, com Peiser a assinar excelente defesa a remate de Liedson) e aos 41'. O Sporting ia para as "cabines" a vencer pela margem mínima.

A segunda parte começou com um remate para cada lado, mas logo voltou a descer de ritmo. Os adeptos só despertaram aos 54 minutos, altura em que Derlei foi expulso. O "ninja" levou o segundo vermelho em três jogos para o campeonato, após entrada duríssima sobre Alex Hauw. A partir daí, a estratégia dos leões ficou condicionada, com Postiga a oscilar entre a posição 10 e a de segundo avançado, fazendo companhia ao "órfão" Liedson. Mas o Sporting voltou a demonstrar a solidez defensiva que lhe tem sido característica principalmente nos momentos difíceis, e a verdade é que a Naval, embora mais pressionante, não conseguia chegar com perigo à area leonina. Já com Marcelinho e Dudu em campo, nova expulsão para a equipa do Sporting. Caneira levou o segundo amarelo, após entrada fora de tempo. Esteve mal Paulo Bento ao não perceber a condição física de Caneira, que se mostrava em inferioridade notória há já largos minutos. Com apenas nove jogadores em campo, o Sporting mostrou uma concentração e organização impressionantes, não deixando os figueirenses aproximarem-se em demasia da baliza de Patrício. Na verdade apenas com remates de longe ( Marinho, aos 68', Baradji e Marcelinho aos 76' e 79') e com bolas bombeadas ( Patrício esteve bastante seguríssimo neste capítulo) a Naval conseguiu causar algum perigo à equipa do Sporting. Liedson viria mesmo a dispor da melhor oportunidade de toda a segunda a parte, aos 87'. Polga descobriu o "31" leonino que, após domínio perfeito, rematou cruzado para defesa apertada de Peiser. Diego Ângelo ainda voltou a assustar de longe, mas Patrício encaixou, já em períodos de descontos. Minutos depois, Artur Soares Dias apitava pela última vez no João Bento Pessoa.


Finda a partida, o Sporting leva os três pontos e aproxima-se, à condição, do Benfica (joga amanhã) e do Porto (o jogo foi adiado). Os "leões" voltaram a vencer com um golo sem resposta, o resultado mais frequente nesta temporada. A defesa está bem e recomenda-se, mas as expulsões de Caneira e Derlei (duas expulsões em três jogos) dão que pensar, numa altura em que Paulo Bento voltou a não ser condescendente com as atitudes de Vukcevic.


Ficha de Jogo

Liga Sagres, 9.ª jornada
Estádio João Bento Pessoa, na Figueira da Foz
Hora: 20:30 horas
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)

EQUIPAS OFICIAIS

NAVAL: Peiser; Carlitos, Paulão, Diego Ângelo e Daniel Cruz; Michel Simplício e Alex Hauw, Bruno Lazaroni e Davide; Bolívia e Marinho.

Suplentes: Jorge Baptista, Fabrício Lopes, Baradji, Dudu, Marcelinho, Godemèche e Saulo.

Treinador: Ulisses Morais

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Carriço, Polga e Caneira; Miguel Veloso, João Moutinho e Izmailov; Derlei, Hélder Postiga e Liedson

Suplentes: Tiago, Ronny, Adrien, Pereirinha, Yannick, Tiuí e Romagnoli

Treinador: Paulo Bento



1 comentário:

Tommy_Gun disse...

Em relação ao jogo pouco há a dizer. A vitória é justa, pela capacidade que o Sporting teve em segurar o resultado sem nunca o pôr em risco (a Naval não criou oportunidades), mesmo a jogar em inferioridade numérica.

Mas referes um ponto, e com muita razão: Paulo Bento pode ter as maiores razões para estar a agir com Vukcevic da maneira que o está a fazer (recorde-se que é um jogador que já teve problemas disciplinares no seu anterior clube), mas, para além de não ser a forma mais correcta de agir, tem que ser coerente. Derlei usa e abusa deste tipo de entradas como a que lhe causou a expulsão (já desde os tempos do Leiria e Porto), e Caneira voltou a ser expulso de forma infantil. Este tipo de situações também exige medidas disciplinares, mas parece que vão ficar impunes. Em lugar disso, usa-se a escpatória mais fácil: criticar o árbitro, mesmo quando este decidiu bem. Assim é difícil...