sábado, 15 de novembro de 2008

LIGA SAGRES: NOVO TSUNAMI. AGORA, FOI EM ALVALADE



O MAR FOI A ALVALADE DESPACHAR UM SPORTING EM CRISE. UM GOLO SOLITÁRIO DE ROBERTO SOUSA SENTENCIOU UMA PARTIDA QUE O «LEÃO» DOMINOU… MAS EM QUE VACILOU EM LANCES CAPITAIS.



JOSÉ PEDRO PINTO



O líder voltou a vencer. Em Alvalade, perante o Sporting, o Leixões triunfou (0-1) com uma 2ª Parte de luxo, contra uma equipa leonina que voltou a escorregar no campeonato e que até havia dominado a 1ª Metade. José Mota e os seus jogadores ainda não perderam fora de portas (quatro jogos, quatro vitórias no terreno dos adversários) e justificam a liderança com uma superioridade cabal sobre um Sporting apático na hora de recuperar de um resultado negativo.

O domínio da 1ª Parte pertenceu, quase em exclusivo, ao Sporting. Com um Leixões que apareceu em Alvalade para jogar, declaradamente, em contra-ataque, os «leões» conseguiram ter o controlo do jogo mesmo onde gostam (na linha média), mas só conseguiram traduzir esse mesmo controlo em oportunidades depois dos 15’ iniciais e muito por força do acerto defensivo evidenciado pelos matosinhenses. Romagnoli e Postiga, ambos isolados e servidos por Liedson, permitiram a Beto duas defesas sensacionais. Ainda assim, depois dos 30’, a equipa de José Mota fez baixar o ritmo da partida para poder explorar a surpresa no ataque – sem grandes efeitos práticos – e as lesões de Rochemback e Pedro Silva (que tinha entrado, curiosamente, para render o médio brasileiro) vieram complicar a tarefa de Paulo Bento, forçado a esbanjar duas substituições ainda antes do intervalo.

E foi mesmo o Leixões que entrou mais decidido no reatamento da partida. Ainda apostado, nos primeiros minutos, em fazer a diferença na contra-resposta, atrás da linha de bola, soltou-se, a pouco e pouco, do espartilho do meio-campo leonino e começou a chegar mais vezes à grande-área de Patrício. Hugo Morais quase marcou um golaço, aos 60’ (negado pelo guardião do Sporting), e quando os «leões» pareciam querer reagir, Roberto Sousa inaugurou o score (65’): uma perda de bola de Izmailov à entrada da área e o brasileiro a rematar para o fundo da baliza de Patrício (também ele mal batido). Paulo Bento tentou mexer com a apatia do seu «11», colocando Djaló, mas somente Postiga conseguiu, até ao final da partida, assustar a baliza de Beto. A pressão dos últimos instantes não deu o empate aos de Alvalade e Zé Manuel ainda enviou uma bola ao poste já em período de descontos.

Matosinhos continua na liderança, de forma sensacional, ao fim de oito jornadas. Com 19 pontos somados, o Leixões navegou com segurança numa fase complicada em que defrontou os três «grandes». Já em relação ao Sporting, não conseguiu aproximar-se do topo da tabela, continua com 13 pontos e pode ser ultrapassado por Naval e Estrela da Amadora na 5ª posição ainda esta jornada.



FICHA DE JOGO

Liga Sagres, 8.ª jornada
Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Hora: 20.30
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)

SPORTING:
Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Polga e Miguel Veloso; Rochemback, João Moutinho, Izmailov e Romagnoli; Postiga e Liedson.
Suplentes: Ricardo Batista, Pedro Silva, Adrien, Pereirinha, Grimi, Yannick e Derlei.
Treinador: Paulo Bento.

LEIXÕES:
Beto; Vasco Fernandes, Joel, Élvis e Laranjeiro; Bruno China, Roberto Sousa, Hugo Morais e Diogo Valente; Braga e Wesley.
Suplentes: Berger, Ruben, Sandro, Diogo Luís, Nwoko, Zé Manuel e Marques.
Treinador: José Mota.


Sem comentários: