terça-feira, 9 de dezembro de 2008

ANÁLISE DA JORNADA

11ª JORNADA: BENFICA ALCANÇA PRIMEIRO LUGAR COM PRECALÇO DO LEIXÕES




PATRÍCIA MARTINS


Após uma exuberante vitória do Benfica na Madeira, sobre o Marítimo, o Leixões caiu no “berço da nação” diante do Vitória de Guimarães pela margem mínima. Estes dois resultados trazem novo líder à tabela classificativa, com as águias a comandarem. Vida complicada para Jaime Pacheco com o Belenenses a perder três pontos novamente e a isolar-se no último lugar do campeonato.


E. AMADORA 1-3 SPORTING


O Estrela da Amadora entrou bem no jogo e aos 5 minutos Anselmo colocou a equipa da casa em vantagem. Apesar da vontade em demonstrar que queriam vencer a partida, os tricolores sofreram a reviravolta dos leões, com Izmailov a igualar a partida três minutos depois. Já na segunda metade Rochemback cruza de forma exímia e Liedson aponta o segundo golo leonino para o fundo das redes (50´). Mas a grande surpresa foi quando Paulo Bento faz entrar Vukcevic depois de muito tempo de castigo e este não perdoou: na primeira tentativa de remate marcou (77´) e fechou o resultado em 3-1.


NACIONAL 4-2 BELENENSES


O maior destaque deste jogo acaba por ser o árbitro Rui Costa com um golo mal anulado a Silas em cima do intervalo e outro mal validado a sete minutos do fim, desta feita a Mateus, já para não falar nas dezenas de cartões amarelos e dois vermelhos distribuídos. Nenê inaugurou o marcador aos 23 minutos e bisou aos 38. Silas reduziu (59´) e Marcelo fez o 2-2 aos 82 minutos. Um minuto depois, Mateus assina o 3-2, após Luiz Alberto ajeitar a bola com o braço. Cléber, aos 88, fechou a contagem em 4-2. O Belenenses ocupa um complicado último lugar com apenas sete pontos.


ACADÉMICA 2-1 PAÇOS DE FERREIRA


Logo aos 12 minutos Lito colocou a equipa da casa em vantagem. Contudo, William, melhor marcador do Paços de Ferreira e da Liga portuguesa, marcou o golo do empate na etapa complementar, ao minuto 59. Apenas aos 88 minutos, na recta final do encontro, a Académica chegou ao triunfo graças a Orlando. Com este resultado, Académica chega ao 10º lugar, enquanto o Paços de Ferreira ocupa o penúltimo lugar com apenas as equipas de Belém e da Trofa abaixo.


V. SETÚBAL 0-3 F.C. PORTO


Apesar dos sadinos terem criado algumas oportunidades e ter sido o melhor em campo na primeira metade, não foi o suficiente para criar sérios problemas a um Porto convicto em vencer. Os dragões só conseguiram chegar ao golo na segunda metade com Bruno Alves a cabecear para o fundo da baliza aos 65 minutos. Três minutos depois era a vez de Hulk desmarcar Guarín e este marcar o 2-0. Após um passe de Mariano, Lucho fechou o marcador em 3-0 com um remate de primeira que terminou em golo (79´). Os portistas ocupam a quarta posição, enquanto Vitória de Setúbal está em 11º.


RIO AVE 2-0 NAVAL


O Rio Ave conseguiu conquistar três pontos cruciais diante da Naval 1º de Maio. Semedo abriu caminho a uma vitória justa, com um golo a cinco minutos do intervalo: Chidi faz um passe para Semedo que contorna toda a defesa da equipa da Figueira da Foz e remata, sem oposição. O segundo tento surge na sequência de um canto marcado por Delson: a bola chega a Livramento que consegue chutar por entre a confusão da barreira adversária e bater Peiser. Rio Ave faz uso deste balão de oxigénio para fugir à zona de despromoção.


MARÍTIMO 0-6 BENFICA


A espantosa goleada do Benfica na Madeira começou com a expulsão do guarda-redes Marcos após uma falta sobre Suazo. Reyes apontou o golo inaugural (20´) já com Bruno Grassi na baliza insular. Antes ainda do intervalo, Suazo aumentou a vantagem (42´) e na segunda parte não faltaram novas oportunidades aos encarnados: Luisão fez o 3-0 aos 66 minutos, o avançado hondurenho bisou ao minuto 85 e a três minutos do final e nos descontos Nuno Gomes acrescentou mais dois. A goleada foi pesada, mas o Benfica conseguiu aquilo que tanto queria: chegar ao primeiro lugar do campeonato após três anos de ausência.


V. GUIMARÃES 1-0 LEIXÕES


O Leixões entrou pior no jogo, mas foi melhorando com o passar do tempo. A partida tornou-se bem disputada, com boas oportunidades de golo dos dois lados. Destaque para Wesley que por três vezes ainda na primeira parte podia ter chegado claramente ao golo do Leixões. A segunda parte foi fértil em oportunidades repartidas, mas o balde de água fria chegou para a equipa de Matosinhos, com Fajardo a marcar para os Vimaranenses a 2 minutos do apito final. A primeira vitória em casa do Guimarães e primeira derrota fora de portas do Leixões retiram os leixonenses da primeira posição.


TROFENSE 0-0 SP. BRAGA


Apesar do nulo no marcador foi um bom jogo aquele a que se assistiu na Trofa. A equipa da casa dispôs de uma grande penalidade e podia ter garantido os três pontos da partida, contudo Valdomiro, na conversão do penalty, permitindo a defesa de Eduardo (69´). Com o desperdício da soberana oportunidade o jogo de encerramento da 11ª jornada acabou mesmo com o 0-0 no marcador. Os bracarenses ocupam a posição 7, enquanto o Trofense está no penúltimo lugar.


Confira aqui a tabela classificativa.

Sem comentários: