segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

RIVAIS HISTÓRICOS JUNTAM-SE PARA TENTAR AGARRAR MUNDIAL 2018




ANDRÉ MATOS LEITE


Gilberto Madaíl e Angel Maria Villar, Presidentes das Federações Portuguesa e Espanhola de futebol, respectivamente, assinaram hoje o protocolo para a candidatura conjunta das duas nações ibéricas com vista à realização do Mundial de 2018. O acordo abrange, também, uma candidatura ao Mundial de 2022.

Gilberto Madaíl aponta a Inglaterra como o país que com mais vantagem no concurso pela organização do Mundial 2018 visto que “já leva bastante avanço” (os britânicos apresentaram a candidatura em Novembro de 2007), mas, apesar de não esquecer a crise económica que a Península Ibérica atravessa, salienta que a parceria luso-espanhola é “um projecto que está a crescer”.

Já o seu congénere espanhol, Angel Villar, preferiu focar-se na qualidade do futebol de ambos os países e da “importância portuguesa na candidatura”. O Presidente da Federação Espanhola aproveitou ainda para frisar que não existe qualquer ressentimento por parte do seu país quanto à vitória de Portugal aquando da candidatura ao Euro 2004 e que esse foi mesmo uma dos factores para a existência deste projecto conjunto: “Para mim, encantando. Aliás, por causa disso, vamos concorrer com Portugal agora”.

As candidaturas para a organização dos Mundiais de 2018 e 2022 terão que ser apresentadas até 2 de Fevereiro. Os candidatos passarão ainda por uma avaliação para garantir que existem condições para a realização dos eventos nos seus territórios.





Sem comentários: