terça-feira, 20 de janeiro de 2009

TAÇA DA LIGA: BELENENSES PODE IMPUGNAR SORTEIO DAS MEIAS-FINAIS



EM CAUSA A CONFUSÃO REGULAMENTAR ENTRE GOAL AVERAGE E DIFERENÇA ENTRE GOLOS MARCADOS E SOFRIDOS. EQUIPA DO RESTELO QUER OCUPAR O LUGAR DO VIT. GUIMARÃES ALEGANDO IMPRECISÃO DA LIGA DE CLUBES NOS REGULAMENTOS DA COMPETIÇÃO.



JOSÉ PEDRO PINTO




O Belenenses pode vir a impugnar o sorteio das meias-finais da Taça da Liga, a decorrer ao início da tarde de hoje na sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), no Porto. A equipa do Restelo alega que, à luz dos
regulamentos da competição, tem de ocupar o lugar do Vit. Guimarães no alinhamento do sorteio desta tarde, porque apresenta um melhor goal average (quociente entre golos marcados e sofridos e primeiro critério de desempate entre equipas com o mesmo número de pontos) do que os vimaranenses.

A confusão surgiu quando a LPFP esclareceu, ao início da noite de ontem, que o goal average representa a "diferença entre golos marcados e sofridos; tal corresponde ao entendimento comum na linguagem corrente do futebol". O Regulamento da Taça da Liga indica, no entanto, no ponto 7 do III anexo, que "Na 2.ª fase e 3.ª fase da Competição caso se venha a verificar um empate de pontuação entre os Clubes, o apuramento para a fase seguinte é efectuado por aplicação dos seguintes critérios:
1.º Melhor goal average;
2.º Maior número de golos marcados;
3.º Média etária mais baixa dos jogadores utilizados durante a respectiva fase".

A SAD do Belenenses não concorda com a interpretação da Liga de Clubes e acabou mesmo por emitir um comunicado, já de madrugada, em que demonstra intenção de comparecer no sorteio das meias-finais da Taça da Liga depois de "ter estudado bem o assunto e pedido pareceres a vários técnicos". Alegam os dirigentes do clube do Restelo que o goal average representa um quociente entre golos marcados e sofridos e não a diferença entre ambos.

Dessa forma, e seguindo à letra os regulamentos, o Belenenses apresentaria um goal average superior ao do Vit. Guimarães (2,0 contra os 1,5 dos vimaranenses), e seria a equipa escolhida para figurar no sorteio das meias-finais da Taça da Liga.



FONTES

MAIS FUTEBOL
O JOGO
COMUNICADO SAD BELENENSES
ESCLARECIMENTO LIGA DE CLUBES

1 comentário:

Tommy_Gun disse...

Acho mesmo muito estranha esta polémica! O Belenenses é talvez o primeiro clube no mundo a pôr em causa uma prova por questionar uma expressão que sempre teve um significado muito claro: a diferença entre golos marcados e sofridos. Embora a expressão não signifique isso traduzida literalmente.

Enfim, se isto não aparecesse com um clube portuga até me admirava xD