sábado, 17 de janeiro de 2009

TAÇA DA LIGA: BENFICA VENCE E SEGUE PARA AS MEIAS-FINAIS



O BENFICA VENCEU ESTA TARDE O BELENENSES POR 1-0. UM BONITO GOLO DE KATSOURANIS JÁ EM CIMA DO INTERVALO FAZ DOS ENCARNADOS A PRIMEIRA EQUIPA APURADA PARA AS MEIAS-FINAIS DA TAÇA DA LIGA.



PATRÍCIA MARTINS



Ao Benfica bastava um empate para se apurar para as meias-finais da Taça da Liga, no entanto, Quique não fez por menos e voltou a vencer, desta feita o Belenenses de Jaime Pacheco. No estádio da Luz e diante da melhor presença de pública da competição, Katsouranis fez o resultado com um belíssimo golo, num encontro em que também o guarda-redes Moretto se destaco, mas pela negativa.

A primeira oportunidade de golo foi para os visitantes, com Carciano a falhar a bola ao segundo poste após a cobrança de um livre por Maikon, aos 20 minutos. Pouco depois foi a vez de Cardozo atirar por cima da barra o remate que resultou do livre directo. Di Maria, pelo minuto 28, ainda tentou cruzar para o jogador do Paraguai rematar para o fundo das redes, mas, mais uma vez, o esférico saiu muito por cima.

Já sobre o apito de Bruno Paixão para o intervalo, Katsouranis faz uma arrancada rumo à baliza adversária, passa a bola ao argentino Dí Maria que, por sua vez, volta a cruzar de forma exímia para o grego Katsouranis finalizar com sucesso um excelente cabeceamento. Estava feito o 1-0 no marcador e o Benfica tinha a passagem para a próxima fase perto de estar assegurada.

A segunda parte prometia um Belenenses mais ousado no ataque, mas na prática não foi isso que se viu: o perigo que rondou a baliza encarnada foi provocado por falhas graves em defesas incompletas do próprio Moretto. O Benfica baixou o ritmo de jogo, claramente a gerir o resultado, mas ainda assim esteve mais perto de alargar a vantagem obtida no primeiro tempo. Exemplo disso foi um remate de “pé cheio” de Dí Maria para o guardião do Restelo defender.

Já em tempo de descontos, nova polémica: Porta marcou o golo que daria o empate para o Belenenses, mas o árbitro do encontro Bruno Paixão assinalou, de forma incorrecta, uma falta do avançado de Jaime Pacheco sobre Moretto. O guardião encarnado não só não tinha sofrido qualquer carga como mais uma vez ficara mal na fotografia.

Apesar disso, a vitória do Benfica é considerada justa até pela falta de oportunidades que o Belenenses não soube criar. Os encarnados estão nas meias-finais ao vencerem o Grupo C com três vitórias em três jogos realizados.


Sem comentários: