sábado, 17 de janeiro de 2009

TAÇA DA LIGA: «DRAGÃO» VENCE MAS AINDA DEPENDE DE TERCEIROS PARA CHEGAR ÀS MEIAS-FINAIS



VITÓRIA PERMITE À EQUIPA PORTISTA CONTINUAR NA LUTA PELA QUALIFICAÇÃO. ACADÉMICA TAMBÉM ESPERA PELOS RESULTADOS DE AMANHÃ PARA SABER SE AVANÇA PARA AS MEIAS-FINAIS.



JOSÉ PEDRO PINTO



O F.C. Porto venceu, esta noite, a Académica por 1-0, em jogo a contar para a 3ª Jornada do Grupo A da Taça da Liga. Um golo solitário do defesa Luiz Nunes, na própria baliza, decidiu a partida em favor dos «dragões», no jogo de estreia de Cissokho com a camisola «azul-e-branca» e numa partida dividida entre as duas equipas. Com este resultado, F.C. Porto e Académica continuam ainda dependentes dos resultados dos jogos da tarde de amanhã.

A Académica entrou no Dragão com o intuito de jogar olhos nos olhos com os portistas. Assumiu, desde o início, o controlo da partida, com uma exibição bastante personalizada, uma boa pressão sobre o meio-campo «azul-e-branco» e um futebol ofensivo. Apostando nas alas e na velocidade dos avançados Lito e Sougou, as melhores oportunidades de golo couberam à turma orientada por Domingos Paciência, como é exemplo um bom remate do dianteiro moçambicano (17’), à entrada da grande-área, para boa defesa de Ventura. Numa 1ª Parte sem golos, o F.C. Porto demonstrava debilidades no último passe e na pressão sobre o detentor da bola e quase não ameaçou as redes à guarda de Rui Nereu.

A situação inverteu-se na 2ª Parte. Jesualdo apostou na entrada de Farias para o lugar de Tarik e o F.C. Porto veio dos balneários revigorado. Com outra atitude, o «dragão» demonstrou a qualidade que lhe faltou nos primeiros 45’, e tomou conta do jogo. Aproximou-se com mais perigo da baliza de Rui Nereu e, aos 62’, marcou: cruzamento de Lucho directamente para Farias, mas que Luiz Nunes se encarregou de desviar para o fundo da baliza da “Briosa”. O 1-0 empertigou ainda mais um F.C. Porto contra uma Académica que quase não conseguia sair do seu meio-campo com a bola controlada e a formação portista acabaria por desperdiçar uma mão cheia de golos. Hulk, Farias, Bruno Alves e Sapunaru foram os protagonistas mais inconformados, mas o resultado cifrar-se-ia mesmo na vantagem mínima.

Este resultado coloca tanto F.C. Porto como Académica pendentes dos resultados do Nacional da Madeira, que amanhã se desloca a Setúbal, mas também do Marítimo e Paços de Ferreira que ainda estão na luta pelo melhor 2º lugar dos três grupos em disputa.


FICHA DE JOGO

Taça da Liga
3.ª jornada - 3.ª fase
Estádio do Dragão, no Porto
Hora: 20.45
Árbitro: Carlos Xistra

FC PORTO: Ventura, Sapunaru, Stepanov, Bruno Alves, Cissokho, Fernando, Lucho, Guarín, Rodríguez, Hulk e Tarik.
Suplentes: Nuno, Ivo Pinto, Pedro Emanuel, Bolatti, Tomás Costa, Diogo Viana e Farías.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

ACADÉMICA: Rui Nereu, Pedrinho, Orlando, Luiz Nunes, Pedro Costa, Pavlovic, Cris, Nuno Piloto, Lito, Miguel Pedro e Sougou.
Suplentes: Peskovic, Madej, Diogo Gomes, Tiero, Madej, Licá e Carlos Aguiar.
Treinador: Domingos Paciência.


Sem comentários: