sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

TAÇA DE PORTUGAL: ATLÉTICO VALDEVEZ DESPEDE-SE DEPOIS DE LEVAR NACIONAL A PENALTIS




ANDRÉ MATOS LEITE


E nos quartos-de-final o sonho acabou. O Atlético de Valdevez foi eliminado da Taça de Portugal pelo Nacional da Madeira, mas não sem assustar os insulares. Até à marcação de grandes penalidades (após prolongamento o marcador mostrava 1-1), o jogo não tinha vencedor previsível, com a formação teoricamente inferior a dispor de algumas boas oportunidades para conseguir fazer o segundo golo.

O Valdevez apresentou-se em casa emprestada como a surpresa da presente edição da Taça de Portugal. A equipa natural de Viana do Castelo milita na segunda divisão B, mas já tinha eliminado os três primeiros classificados da Liga Vitalis. Esperava-se um bom espectáculo de futebol e os adeptos do desporto-rei não se podem dar por desiludidos: vienenses e madeirenses, por toda a primeira parte, trocaram entre si ataques, remates… e até golos. Aos 38’ o Nacional colocou-se em vantagem por Mateus que aproveitou da melhor maneira um erro da defesa contrária. No entanto, o Valdevez estava apostado em surpreender uma equipa da Primeira Liga e respondeu rápido: Léo Souza, na direita, livrou-se dos adversários e jogou em Diego que só teve mesmo de encostar. Foi o empate aos 44’ minutos.

Na segunda metade esperava-se que os pupilos de Manuel Machado acelerassem o ritmo, mas acabou por ser a formação de Micael Sequeira a conseguir os melhores momentos. A baliza de Bracalli viu-se em permanente ameaça e só por muita sorte é que o guardião do Nacional não viu a bola tocar novamente as suas redes. Aos 87’ Rafael rematou com sele de golo da direita, mas Bracalli conseguiu defender. Contudo, ainda houve tempo para a bola bater tanto na barra como no poste antes de ser definitivo que não era desta que se decidiria o jogo.

Chegado o prolongamento o Nacional conseguiu ganhar ascendente sobre a turma de Valdevez. Os vienenses começaram a sentir o peso dos mais de 90 minutos que já levava a partida, mas apesar da melhor forma física dos insulares não baixaram nunca os braços. A marcação de grandes penalidades revelar-se-ia o ponto mais fraco da equipa da II Divisão B: Léo Souza, Telmo e Alan falharam três das grandes penalidades batidas pelo Atlético de Valdevez e nem a parada de Hugo Ferreira ao penalti de Bruno Amaro permitiu a salvação da grande surpresa da Taça de Portugal.

Ficha de Jogo

Taça de Portugal - quartos-de-final
Complexo Desportivo de Melgaço
Hora: 20:15
Árbitro: Vasco Santos (Porto)

ATLÉTICO VALDEVEZ: Hugo Ferreira, Cara, Edson, Pedro Maciel, Sérgio, Carlos Miguel, Diego, Amaral, Rafael, Léo Souza e David.
Suplentes: Vítor Nuno, Bruno Sousa, Alan, Nandinho, Tiba, Telmo e Cássio.
Treinador: Micael Sequeira.

NACIONAL: Bracalli, Patacas, Maicon, Felipe Lopes, Nuno Pinto, Edson, Luis Alberto, Alonso, Ruben Micael, Mateus e Nené.
Suplentes: Douglas, Cléber, Bruno Amaro, Igor Pita, Duje Cop, Miguel Fidalgo e Leandro Salino.
Treinador: Manuel Machado.





Sem comentários: